Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/07/2014 - 16h01min

92 mil eleitores estão aptos à votação biométrica em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Meta do TSE é ter 100% do eleitorado apto para a votação biométrica até 2018, mas esse prazo deve ser revisto. FOTO: Elza Fiuza/Agência Brasil

Um dos estados pioneiros na implantação da votação biométrica, onde a identificação do eleitor é feita pela digital, Santa Catarina terá no pleito deste ano uma parcela maior da sua população utilizando o sistema. Ao todo, 92 mil pessoas, de 12 municípios da Grande Florianópolis, já estão aptas à biometria, que pretende trazer mais segurança e agilidade ao processo de votação.

A identificação pela digital será disponibilizada pela Justiça Eleitoral principalmente nos municípios de pequeno porte da região. Em Florianópolis, será adotado um modelo misto, por meio de biometria e da apresentação de documento com foto. Já São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Biguaçu, permanecem no modelo antigo. Nesses municípios, foi feito apenas o cadastramento biométrico dos eleitores que compareceram ao Cartório Eleitoral para algum tipo de procedimento.

Dentro da meta de implantar totalmente a biometria no país até 2018, a Justiça Eleitoral já efetuou o cadastramento de cerca 22 milhões de eleitores em todo o país. Quatro estados (Sergipe, Alagoas, Amapá e Distrito Federal) e 844 municípios terão eleitores votando apenas pelo sistema.

Em Santa Catarina, o voto biométrico foi adotado pela primeira vez em 2008, no município de São João Batista, em um processo experimental que aconteceu também em Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).  Na ocasião, todos os 18.110 eleitores do município foram habilitados. “A população foi bem receptiva, pois entendeu que a biometria veio para tornar o processo mais seguro e confiável, ao impedir que uma pessoa vote pela outra”, destacou Roseane de Souza Catarina, a chefe da 53ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de São João Batista, Nova Trento e Major Gercino.

Outra vantagem da biometria, afirmou Roseane, é a agilidade que confere ao processo de votação, já que o eleitor fica responsável pela própria identificação, não tendo que assinar o caderno de presença. Cerca de 5% dos eleitores, entretanto, normalmente têm dificuldades com o reconhecimento de suas digitais pela urna eletrônica, por isso ela recomenda que o eleitor sempre leve consigo documento oficial com foto.

“Caso haja falha do sistema biométrico o eleitor precisará fazer sua identificação do modo convencional, por isso é importante a manutenção da documentação.” A Justiça Eleitoral reforça que o documento oficial com foto vale para votação, mas que, para o mesário, a apresentação do título também é importante. Por isso, a sugestão é apresentar os dois.

Prazo deverá ser revisto
A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) era fazer o cadastramento biométrico de todo o eleitorado catarinense até 2018. O coordenador de eleições do TRE-SC, Paulo Dionísio Fernandes, acredita que esse prazo deve ser revisto e ampliado. “O recadastramento biométrico é um processo caro, pois requer muita estrutura e muito pessoal. Cada cadastro leva, em média, 10 minutos. Imagina fazer isso numa cidade como Florianópolis, com quase 350 mil eleitores”, exemplifica.

Como será a votação biométrica
O eleitor deverá se dirigir à seção eleitoral com o documento oficial com foto e título de eleitor. Após a identificação, deverá colocar a digital na máquina de leitura acoplada à urna eletrônica. Com a identificação, a máquina ficará liberada para a votação. A sequência tem início pelo cargo de deputado estadual (cinco números), seguido pelo de deputado federal (quatro números), senador (três números), governador (dois números) e presidente da república (dois números).

Confira os municípios onde a votação será biométrica:

  • Águas Mornas
  • Angelina
  • Anitápolis
  • Antônio Carlos
  • Governador Celso Ramos
  • Major Gercino
  • Nova Trento
  • Paulo Lopes
  • Rancho Queimado
  • São Bonifácio
  • São João Batista
  • São Pedro de Alcântara
  • Em Florianópolis, haverá a identificação híbrida: os eleitores que já cadastraram sua digital utilizarão a identificação biométrica; os demais serão identificados pela documentação (título e documento com foto)
  • Nos municípios de Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro do Imperatriz, apesar de já contarem com eleitores biometricamente cadastrados, a eleição será apenas com a identificação por meio do documento com foto e do título do eleitor.

Eleições 2014 na Agência AL
A partir desta semana, a Agência AL, em parceria com a Rádio AL e a TVAL, veiculará reportagens especiais sobre as Eleições 2014. As matérias vão abordar assuntos como o voto biométrico, a participação feminina no processo eleitoral, os preparativos da Justiça Eleitoral para o dia da votação, entre outros. Todo o material produzido pela equipe da Agência AL, incluindo imagens e infográficos, está disponível para uso editorial.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar