7º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental é entregue na capital
Os ganhadores do 7º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental foram homenageados na tarde desta terça-feira (09), no auditório da Tractebel Energia, em Florianópolis. O objetivo do prêmio foi o de valorizar matérias e reportagens abordando temas ligados à importância da preservação do meio ambiente ou exemplos de cases que melhoraram o meio ambiente por meio de ações de desenvolvimento sustentável, nas categorias mídia eletrônica, mídia impressa e internet.
Alexandre Waltrick Rates, presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), declarou que este prêmio consagra a imprensa como uma parceira na preservação do meio ambiente de Santa Catarina, por meio da valorização dos trabalhos realizados durante o ano. “A divulgação tanto das boas quanto das más ações, nos impulsiona a promover estes trabalhos para que continuemos a fazer matérias elucidativas, investigativas, nos auxiliando como órgão ambiental neste trabalho de preservação do meio ambiente de Santa Catarina”.
TVAL
Na categoria mídia eletrônica, o segundo lugar foi entregue à repórter da TVAL, Nara Cordeiro, pela reportagem Biodigestores. A produção de biometano a partir de dejetos suínos foi tema da reportagem. “Esse prêmio vem como um reconhecimento desse trabalho e é muito gratificante. Eu agradeço, também, a toda a equipe que participou da reportagem e à coordenação da TVAL e à Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina”. A reportagem contou ainda com a participação do cinegrafista Luis Guilherme Sella, do editor Lucas Giron e do produtor Léo Borba.
A edição de 2014 chamou atenção da comissão julgadora pela qualidade do material que concorre ao prêmio. Esse ano, foram 11 reportagens inscritas, nas três categorias. O vencedor de cada categoria recebeu um prêmio de R$5 mil e o segundo colocado R$2 mil. Os vencedores regionais receberam troféus e certificados. Além do patrocínio da Tractebel Energia, o prêmio tem ainda o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Os trabalhos premiados farão parte do acervo da biblioteca da Fatma.
Vencedores Estaduais
- Mídia Impressa: Greici Audibert – Terra Viva – Revista Flash Vip, Chapecó (1º lugar); Rodrigo Lima, Edson Rosa e Daniel Queiroz – O branco genético da Lagoa do Peri – Jornal Noticias do Dia, Florianópolis (2º lugar).
- Menção honrosa: Arley Reis e Heloisa Dallanhol – Fauna diversidade animal – Revista Geográfica Cat, Florianópolis.
- Internet: Giovana Kindlein – Resíduos Sólidos: onde está a logística reversa? – Portal Economia SC, Florianópolis (1º lugar); Gisele Martins – Por que as toninhas estão morrendo? –laguna.sc.gov.br, Tubarão (2º lugar).
- Menção honrosa: Flávio Maron – Reconstruindo a mata ciliar – SOSsustentar, Chapecó.
- Mídia eletrônica: Talita Rosa e Pedro Rockenbach – Polêmica nas dunas de Imbituba – RBS TV, Florianópolis (1º lugar); Nara Cordeiro – Biodigestores – TVAL, Florianópolis (2º lugar).
Agência AL