Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/08/2021 - 17h26min

Sopelsa cobra ação do governo do federal para conter aumento de preços

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputado Moacir Sopelsa (MDB) cobrou na tribuna uma ação mais efetiva do governo federal na condução da economia brasileira, que pode ser dimensionada na crise deflagrada com o aumento dos combustíveis, do gás de cozinha e dos alimentos. O parlamentar lembrou o exemplo que vem do campo, com o aumento de insumos para o custeio agrícola, da ordem de 100% em relação à safra passada, em sementes, adubo, ureia e defensivos.

“O custo de 1 hectare de lavoura com tecnologia para produzir 150, 180 sacas de milho, em condições normais de clima, custava em torno de R$ 3.500. Hoje este custo ultrapassa R$ 7.000. Eu quero ver quanto vai custar uma saca de milho, de soja. Quanto vai custar um 1kg de feijão e arroz, com o custo destes insumos”, alerta. Ele também citou a escalada de preços dos insumos na construção civil. Para ele, a crise precisa ser combatida em especial pelo governo federal, “porque é lá que as coisas acontecem”.

Sopelsa enfatiza que o combustível e o gás de cozinha, nos últimos oito meses, subiram mais de 50%, enquanto a cesta básica cresceu mais de 30%. Neste mesmo período o poder aquisitivo da população é o mesmo, ou ainda menor, “e nós continuamos ouvindo que a inflação do país está em menos de 4%. É um momento que o país vive que é preciso tomar uma providência, e quem pode ajudar a resolver este problema é o nosso governo federal”.

Sopelsa disse que nos alimentos a crise é flagrante e a população está enfrentando custos elevados. E que os produtores, na outra ponta, ganham praticamente o mesmo, praticamente não teve reajustes para a produção, por exemplo, de leite ou carne, de aves e suínos, mas esses produtos chegam com grande elevação de preços para o consumidor final. “Há um grande descompasso entre quem produz e quem consome”.

 

Voltar