Saretta pede que Estado crie Banco de Leite Humano em Chapecó
O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou pedido ao governo do Estado para que seja criado um Banco de Leite Humano - BLH, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.
Saretta, que também é presidente da Comissão de Saúde da Alesc, ressalta a importância da medida como forma de promoção, proteção, apoio e estímulo ao aleitamento materno. "O leite materno é muito importante para o desenvolvimento e manutenção da vida, por isso não é compreensível que o leite excedente das lactantes seja descartado, por não haver um banco de leite", disse o deputado.
Santa Catarina possui hoje 14 bancos de leite humano localizados nas cidades de Jaraguá do Sul, Lages, Curitibanos, Florianópolis, Criciúma, Tubarão, São José, Rio Negrinho, Itajaí, Joinville, Mafra, Blumenau e o recém inaugurado de Concórdia, que é de iniciativa privada.
Saretta ressalta ainda que os BLH foram criados com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, criados em 1998, fazem parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, por meio de uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310