Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2023 - 14h17min

Purple Day: desafios da epilepsia e dificuldade de acesso a medicamentos

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

“Vamos nos colocar no lugar de cada uma dessas pessoas”, afirmou o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ao repercutir na tribuna da Assembleia Legislativa a aproximação do dia mundial de conscientização sobre a epilepsia, também chamado de Dia Roxo ou Purple Day, que será celebrado no próximo domingo (26). Ele pontuou a dificuldade de acesso a medicamentos mais avançados e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O parlamentar, que é médico neurologista, explicou que o problema de saúde afeta 3 milhões de brasileiros. “A epilepsia é uma doença neurológica crônica caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas e risco de recorrência. Isso acontece devido a uma descarga  neuronal anormal no cérebro, ou um “curto-circuito” em linguagem popular.  Qualquer pessoa pode apresentar crises epilépticas.”

A dificuldade de acesso a medicamentos mais variados e modernos para o tratamento da doença no SUS foi destacado pelo parlamentar como principal obstáculo aos pacientes. “Muitas pessoas poderiam ter as crises epilépticas muito bem controladas, caso tivessem acesso a medicamentos mais modernos e eficazes”.

Conforme o parlamentar, o SUS garante atendimento integral e gratuito às pessoas com a doença, mas os medicamentos oferecidos pelo sistema são os mesmos há 50 anos. “Vivemos ainda no tempo de fenobarbital, carbamazepina, ácido valpróico e  hidantoinato”.

Dr. Vicente defendeu que pelo menos os medicamentos lamotrigina e topiramato tivessem distribuição regular pelo SUS. Argumentou que, como médico neurologista, faz parte da sua rotina preencher laudos judiciais para justificar a necessidade de uso de vários medicamentos que não constam na  Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, o Rename.

“Uma senhora, atendida desde 1994 no meu consultório, passou algum tempo com dificuldade de adquirir remédios mais eficientes. Depois de muito tempo conseguimos, por via judicial, fazer um tratamento que praticamente encerrou as crises. Agora entraram na Justiça e retiraram esse direito de receber o remédio do poder público. Ela terá de conviver com as crises novamente? Esta é a via crucis de muitos pacientes epilépticos”, lamentou o parlamentar.

A dificuldade de se fazer o exame de eletroencefalograma em várias regiões do estado também foi pontuada. “Se o acesso a um simples eletroencefalograma é complicado, o que dizer de exames de imagem de alta complexidade como uma tomografia de crânio?”

Purple Day
Em 2017 a Assembleia Legislativa aprovou lei estadual fixando o dia 26 de março no calendário oficial do Estado como o dia da conscientização sobre a epilepsia. A data é comemorada em todo mundo. Dr. Vicente foi o autor da lei.

Na quarta-feira (22), o deputado entregou aos demais parlamentares um folder sobre a doença elaborado pela Associação Brasileira de Epilepsia. “Precisamos chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a situação das pessoas que buscam tratamento no sistema público. E também alertar sobe o preconceito que vitima os pacientes.”

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 991278540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar