Padre Pedro destina emenda de R$ 500 mil para apicultura e meliponicultura em SC
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) apresentou emenda de R$ 500 mil para assegurar recursos no orçamento estadual de 2025 para a promoção de ações de apoio e incentivo ao desenvolvimento da apicultura e meliponicultura. A iniciativa visa fortalecer a produção sustentável, ampliar a geração de renda para os produtores e contribuir para a preservação ambiental.
O deputado explicou que o objetivo desta emenda é incluir na lei a previsão de apoio financeiro à cadeia produtiva do mel e à preservação das abelhas. Segundo ele, o papel desempenhado por elas é vital no planeta, pois são responsáveis pela polinização das plantas.
“As espécies dependem delas para se multiplicarem e proliferarem e isto impacta diretamente na produção de alimentos. As políticas de proteção às abelhas são essenciais à proteção da vida e à segurança alimentar.”
Padre Pedro sempre destaca a relevância social da apicultura e meliponicultura, uma vez que mais de 17 mil famílias catarinenses dependem da produção do mel como fonte de renda, evidenciando a importância econômica e o impacto positivo da atividade nas comunidades.
“Esses pequenos produtores, em sua maioria, produzem cerca de 100 tipos de méis silvestres com cor, aroma, sabor e consistência diferentes”, disse.
Para o deputado, mais recursos são necessários também para a capacitação de produtores e a adoção de novas tecnologias, ferramentas essenciais para melhorar a produtividade e a qualidade do mel produzido em Santa Catarina.