Missão Itália: Dr. Vicente é recebido por universidades para tratar de intercâmbios
Em missão oficial na Itália, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, manteve reuniões com universidades italianas nesta semana. O objetivo é fomentar a abertura de intercâmbios com instituições de ensino de Santa Catarina e do país europeu. "Foram reuniões produtivas que abrem portas para que alunos e professores possam se capacitar, trocar experiências e conhecimento em universidades italianas", afirmou o parlamentar.
Na Universidade de Roma - La Sapienza, a maior da Europa, o deputado foi recebido pela professora titular da Faculdade de Economia, Donatella Strangio. Atualmente, já existe um termo de cooperação entre a instituição italiana e a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), que foi renovado durante a missão realizada no ano passado. O objetivo agora é expandir a parceria para outras instituições do estado. Durante a reunião, Dr. Vicente indicou o nome da reitora da UNIFEBE, de Brusque, Rosemary Glatz, para atuar como interlocutora junto à universidade italiana. "Nosso objetivo é criar pontes em prol dessa integração", destacou o deputado.
Programa Erasmus
Dr. Vicente também se reuniu com docentes e dirigentes da Universidade Mediterrânea de Reggio Calabria, no sul da Itália, onde discutiram a implementação de intercâmbio de professores e alunos nas áreas de arquitetura e design, por meio do programa Erasmus, que oferece bolsas de estudos integrais.
O programa, financiado pela Comissão Europeia, é realizado em parceria com instituições de ensino superior de mais de 30 países. Ele oferece bolsas de estudo para cursos de mestrado e doutorado, com duração de 12 ou 24 meses. Os selecionados realizam seus estudos em dois países diferentes do país de origem.
Sobre a missão
Dr. Vicente cumpre uma extensa agenda de compromissos oficiais na Itália esta semana. Ele já se reuniu com o deputado ítalo-brasileiro Fabio Porta, representante dos italianos residentes na América do Sul, com o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca e instituições de comércio exterior. Além disso, foi recebido no Ministério das Relações Exteriores da Itália para discutir a abertura de um "Sportello Consular" em Florianópolis — uma representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina.
Durante todas as reuniões, Dr. Vicente convidou oficialmente as autoridades italianas para as celebrações dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina, que ocorrerão em junho de 2025.