Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/07/2021 - 18h35min

Ivan Naatz: novo roteiro fortalece turismo religioso no Vale do rio Tijucas

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc e autor da nova lei

A partir da aprovação do projeto e agora já sancionada como lei estadual nº 18.146/ 21, que institui e oficializa a Rota Turística Vale do Sagrado Catarinense, o autor e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz (PL), reuniu lideranças dos municípios que integram o Vale do Rio Tijucas e região nesta quarta-feira (30), via online, para comemorar e começar a planejar os próximos passos para o fortalecimento estrutural e de divulgação do turismo religioso e atrações paralelas do segmento.

"Santa Catarina vem crescendo neste setor e as comunidades precisam receber cada vez mais apoio oficial, tanto do poder Executivo como do Legislativo no sentido de conciliar a fé popular e o trabalho evangelizador com o fomento ao turismo religioso e as tradições culturais e gastronômicas", observa Ivan Naatz.

A nova rota tem como objetivo estimular ações e investimentos que gerem competitividade aos serviços locais, fortalecendo as tradições religiosas e promovendo ainda a divulgação de eventos e pontos turísticos da região integrada pelos municípios de São João Batista, Canelinha, Brusque, Major Gercino, Tijucas, Nova Trento e Angelina. “O nosso estado é privilegiado em tudo que é de turismo, temos um mar maravilhoso, uma Serra extraordinária e temos também o turismo religioso, que está focado nos pequenos municípios, no interior, onde há dificuldades estruturantes e que muitas vezes não tem condições de contratar uma empresa para ajudar a construir um plano de trabalho”, destacou o deputado.

Além de Santa Paulina, em Nova Trento, e seu santuário, o deputado aponta que a região poderá ter mais um santo católico e ponto de peregrinação, por já estar em curso o processo de beatificação do padre Léo Tarcísio Gonçalves, o Padre Léo, fundador da Comunidade Bethania, em São João Batista. Durante todo ano, a comunidade já conta com um calendário de eventos religiosos e recebe grupos de todo o país. Ivan Naatz enfatiza ainda a expectativa do retorno das peregrinações na região a partir de setembro, quando a maioria da população deverá estar vacinada contra a Covid-19.

Potencialidades
O prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso (MDB), destacou que a região sabe do potencial turístico e que com a sanção da lei criando a Rota Turística do Vale do Sagrado Catarinense serão necessários mais investimentos na infraestrutura das rodovias estaduais. “Já notamos o aumento do público nos finais de semana e certamente haverá crescimento da procura pelo turismo regional.”

O padre Alex Macedo de Liz Júnior, do Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Angelina, também ressaltou o aumento da visitação dos fiéis nos finais de semana e elogiou a iniciativa do Parlamento em aprovar a lei criando a rota turística. “A integração da região é essencial para o desenvolvimento e queremos colaborar.”

O diretor de Turismo da Prefeitura de Brusque, Ivan Jasper, enfatizou que a região conta com vários locais potenciais de turismo e que o desafio agora para os municípios é preparar a infraestrutura para atender o turista com apoio da Assembleia Legislativa e do governo estadual.

O presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista, Edésio Pedrinho Tomasi, solicitou apoio para melhorias nas rodovias SC-410 e SC-108 para atender os municípios da região com a previsão do crescimento do turismo religioso. O diretor de Sustentabilidade do Santuário Santa Paulina, de Nova Trento, Marcos Jaboski, enfatizou a importância da aprovação de sanção da lei e defendeu o trabalho em parceria dos municípios para atender o turista que visitará a região. “Turismo se faz em parceria.”

Novos encontros regionais, incluindo palestras sobre fortalecimento e novos investimentos no turismo regional serão programados para os próximos meses, segundo o presidente da comissão , Ivan Naatz.

 

Comunicação Gabinete com Agência Alesc
 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar