Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/09/2013 - 14h52min

Flicam marca nova fase cultural da região de Campos Novos

Apoiado pela Assembleia Legislativa, Festival Literário e Cultural Camponovense deve ser realizado todos os anos
Imprimir Enviar
O deputado Romildo Titon (PMDB) na Flicam

Visto como um marco para o Meio-Oeste, o 1º Festival Literário e Cultural Camponovense (Flicam) movimentou Campos Novos entre os dias 19 e 22 de setembro e projetou novos rumos para a cena cultural da região. O Flicam, realizado no Clube Aqua Camponovense, atraiu mais de 10 mil visitantes e tem tudo para entrar na agenda anual da cidade. Afinal, além de estimular a leitura, o festival encantou o público com a diversidade de atrações: palestrantes de renome como Moacir Pereira e Jairo Bouer, oficinas, contação de histórias, exibições de filmes, grupos de dança, teatro, música e feira do livro com preços populares. 

Segundo o deputado Romildo Titon (PMDB), apoiador do festival, geralmente esses eventos são realizados em cidades de grande porte. “Por isso a importância de levar essas iniciativas para as cidades de médio porte, oportunizando ao jovem mais acesso à cultura e estímulo à leitura”, destacou ele.

Presidente do Instituto de Educação e Cultura de Joinville, Sueli Brandão disse que não há festivais deste tipo em cidades como Lages, Chapecó e até Florianópolis. “O Flicam é uma semente e Campos Novos tem um grande potencial”, ressaltou ela, que integrou a organização do festival e é responsável pela feira do livro em Joinville.

Ela também lembrou que a cidade do Meio-Oeste é a segunda, depois de Joinville, a adotar o Vale-Livro. Empresas da cidade investiram no festival e os valores foram repassados aos funcionários, que compraram livros na feira e distribuíram os vales entre crianças carentes. 

Festival todos os anos
De acordo com Eliamar Mayer, superintendente da fundação cultural, o objetivo é que o festival seja realizado anualmente, principalmente com foco no estímulo à leitura. “É um sonho realizado. A gente percebe que os estudantes respondem a esse incentivo à leitura, e no festival eles têm a possibilidade de comprar livros a preços populares”, afirmou.

O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, ressaltou que, além da promoção da cultura, o festival possibilita que o município mostre seu potencial para toda a região. “Somos o maior produtor de grãos do estado, o celeiro de Santa Catarina, mas também temos força na parte de cultural e esse festival vai mostrar isso”, disse. O festival é organizado pela Fundação Cultural Camponovense, com apoio da Prefeitura de Campos Novos, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Serviço Social do Comércio (Sesc).


Marcelo Tolentino
Assessoria de imprensa do dep. Romildo Titon
(48) 3221-2579   (48) 99776336 e (48) 91773672
www.deputadotiton.com.br
www.twitter.com/deputadotiton
Facebook: Romildo Titon

Voltar