Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/10/2024 - 21h45min

Três deputados estaduais foram eleitos prefeitos em SC

Imprimir Enviar

Três deputados estaduais foram eleitos prefeitos em Santa Catarina no primeiro turno das eleições municipais, realizado neste domingo (6).

Os três são da bancada do PL. Um deles é Delegado Egídio, que venceu o pleito em Blumenau, com 51,4% dos votos, o suficiente para garantir a vitória sem necessidade de segundo turno. O colega de partido, Estener Soratto, recebeu 73,3% dos votos em Tubarão e vai comandar o município nos próximos quatro anos. Edilson Massocco, da mesma sigla, vai assumir a prefeitura de Concórdia a partir de janeiro de 2025. Ele recebeu 48,78% dos votos na cidade.

Com esses resultados, três vagas serão abertas na Alesc para suplentes, que devem tomar posse no ano que vem. Serão duas cadeiras para o PL e uma para o PRD, antigo PTB, partido pelo qual Delegado Egídio foi eleito deputado em 2022.

No PL, o primeiro suplente é Maurício Peixer, atual vereador em Joinville e que exerceu mandato na Alesc até o começo deste ano. O segundo suplente é Alex Brasil, advogado de Florianópolis que atualmente está no exercício do mandato de deputado estadual. Já no caso do PRD, o primeiro suplente é o atual vice-prefeito de Camboriú, Junior Cardoso.

Outros três parlamentares da Assembleia Legislativa também participaram do pleito deste domingo. Em Joinville, o deputado Sargento Lima (PL) terminou a eleição na segunda colocação, com 11,49% dos votos. O vencedor no município mais populoso do estado foi o atual prefeito Adriano Silva, do Partido Novo, reeleito em 1º turno.

O deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) foi o segundo mais votado na disputa para prefeitura de Florianópolis, com 22,23% votos. O atual prefeito, Topázio Neto (PSD) venceu a disputa já no 1º turno e vai permanecer à frente da administração da Capital até 2028.

Em Chapecó, a deputada Luciane Carminatti (PT) foi candidata a vice-prefeita na chapa liderada pelo deputado federal Pedro Uczai, também do PT, que ficou em segundo lugar,  com 14,84% dos votos, na disputa vencida pelo atual prefeito, João Rodrigues (PSD), que foi reeleito.

Após a conclusão da votação, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, fez um balanço positivo das eleições no estado. Ela exaltou a conduta de candidatos e dirigentes partidários no processo eleitoral.

Entrevista com:
- desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

João Guedes
Rádio AL

Voltar