TRE começa a organizar eleições suplementares em SC
A previsão do tribunal é de realização dos novos pleitos em março de 2013
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina já iniciou os procedimentos para a realização de eleições suplementares nos municípios de Criciúma e Balneário Rincão. Nos dois casos o registro do candidato a prefeito que obteve mais de 50 % dos votos no município foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conseqüência da aplicação da Lei da Ficha Limpa. A partir da decisão, o tribunal catarinense até 40 dias para dar início a uma nova eleição. Segundo o presidente em exercício do TRE/SC, desembargador Eládio Rocha, já existe um calendário previsto para a realização dos novos pleitos.
O desembargador informou também que enquanto o resultado da eleição suplementar nestes municípios não sair, os presidentes das câmaras municipais recém eleitos devem assumir o comando da prefeitura em 1º de janeiro de 2013.
O TRE ainda não divulgou os prazos para registros dos candidatos, nem o período para propaganda eleitoral. O tribunal também está fazendo um levantamento dos custos para a realização dos novos pleitos.
Nas eleições deste ano, 22 candidatos a prefeito no estado tiveram o registro indeferido. Mas além de Balneário Rincão e Criciúma, apenas cinco municípios poderão realizar nova eleição: Benedito Novo, Campo Erê, Ponte Serrada, Tangará e Videira. Para estes casos, o TRE ainda aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Últimas notícias
- 18h41min•Comissão de Meio Ambiente abre atividades de 2025
- 18h15min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (19)
- 17h55min•Deputado propõe medida contra desperdício de vacinas
- 17h30min•Comissão aprova reunião conjunta para debater população em situação de rua
- 15h53min•Programa prevê pagamento de dívidas de IPVA e multas durante ações de fiscalização
- 14h54min•Projeto quer reforçar punição a práticas discriminatórias em SC
- 13h23min•Comissão vai ouvir Celesc sobre falhas nos serviços da companhia
- 13h00min•Deputados vão debater população em situação de rua e saneamento básico