Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2012 - 09h02min

Seminário debate inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares

Imprimir Enviar

Matricular crianças e adolescentes com deficiência nas escolas regulares ou mantê-los em escolas especiais? Esse este foi o tema do seminário \"Processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência no Brasil\", realizado na última sexta-feira (4), em Blumenau. O evento reuniu mais de 1200 inscritos. Promovido pela Federação das APAEs de Santa Catarina em parceria com a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, o seminário discutiu o decreto do programa “Viver sem Limite”, do Governo Federal. Em vigor desde 2010, o decreto prevê a obrigatoriedade da matricula de crianças e jovens com deficiência física ou mental entre quatro e 17 anos nas escolas regulares.

Hoje, mais de 21% da população catarinense apresenta algum tipo de deficiência. As 198 APAEs do estado atendem cerca de 18 mil alunos. Diferentemente do Paraná, Santa Catarina não têm autorização para emitir certificado de conclusão de escolaridade.

Os parlamentares José Nei Ascari (PSD), Jean Kuhlmann (PSD), Ana Paula Lima (PT) e Carlos Chiodini (PMDB) também estiverem presentes no evento.

Por: JULIANA BASSETTI

Voltar