Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/07/2012 - 15h38min

Santa Catarina começa a qualificar trabalhador que solicitar seguro-desemprego

Imprimir Enviar

Desde abril deste ano, o trabalhador que requerer o benefício do Seguro-desemprego mais de três vezes em menos de dez anos, precisa passar por qualificação. Os cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional serão oferecidos de forma gratuita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. A carga horária mínima será de 160 horas, o que equivale a mais de dois meses de estudo e para garantir o recebimento do benefício o solicitante deve comprovar freqüência mínima de 75% às aulas.

Em Santa Catarina a nova regra passou a valer a partir de julho, quando o Sistema Nacional de Emprego (Sine) começou a colocar em prática os treinamentos. São 200 modalidades de cursos distribuídas em mais de 400 turmas. Segundo o supervisor do PRONATEC seguro-desemprego, em Santa Catarina, Cantucho João Setúbal, a grande Florianópolis, Lages e Joinville já tem turmas abertas, mas até setembro, todos os municípios catarinenses vão disponibilizar os cursos de capacitação.

No estado, cerca de 130 mil pessoas requereram o Seguro-desemprego no primeiro semestre deste ano. Oito por cento precisam frequentar os cursos de qualificação. Para Setúbal, além de capacitar este trabalhador a intenção é conscientizar.

 

NARA CORDEIRO

Voltar