Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/12/2012 - 13h01min

Plano Safra da Pesca e Aquicultura é lançado em Santa Catarina

Ação destina R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comérico pesqueiro
Imprimir Enviar

O lançamento estadual do Plano Safra da Pesca e Aquicultura aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa. O objetivo da ação, que foi lançada em âmbito nacional no mês de outubro, é disponibilizar até 2014 R$ 4 bilhões em financiamentos para o setor pesqueiro e aquícola. A intenção é dobrar a produção nacional de peixe e chegar ao patamar de 2 milhões de toneladas por ano.

Santa Catarina é o maior produtor de pescados do país. Em termos de pesca extrativa a produção catarinense representa 40% da nacional. No setor de maricultura esse número chega a 90%. Segundo o superintendente federal da pesca e aqüicultura de Santa Catarina, Horst Doering,  a previsão é de que cerca de 10% dos recursos do plano sejam aplicados no estado. Ele explica que serão contemplados a maricultura, a psicultura, a pesca artesanal e industrial, além de cooperativas e empresas do setor.

Horst adianta que a partir do próximo ano a Superintendência vai realizar realizar reuniões pelo estado para orientar e incentivar os produtores a buscarem os recursos. O secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues afirma que os incentivos são importantes e garante que o estado também vai incentivar o setor, oferecendo linhas de crédito para com juro zero.

O presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro Baldissera (PT) argumenta que os incentivos serão destinados também para atividades aquícolas realizadas no interior do estado.

Entre os objetivos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura está também o apoio as famílias que vivem da produção de pescado e estão abaixo da linha da pobreza, conforme observa o secretário  de monitoramento e controle do Ministério da Pesca e Aquicultura, Américo Tunes.
 

Voltar