Governo busca solução para impasse no registro de pequenas propriedades rurais

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca confirmou que vai buscar uma solução para o impasse que envolve os pedidos de alterações nas matrículas de pequenos imóveis rurais nos cartórios catarinenses. A controvérsia foi gerada a partir de uma circular da Corregedoria Geral de Justiça emitida em julho deste ano.
O documento orientou os cartórios sobre as mudanças trazidas pela implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ocorrida no mês de maio. O texto determina que, para fazer procedimentos como o registro de compra e venda, partilha, retificação de área em propriedades com até quatro módulos rurais, deve ser exigido apenas o comprovante de inscrição da propriedade no Cadastro (CAR) e não mais a averbação da reserva legal na escritura.
No entanto, a interpretação da Corregedoria é questionada por parte dos notários, que entendem que é preciso exigir a averbação.
Entrevistas com: José Walter Dresch, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc); Airton Spies, secretário de Estado da Agricultura e da Pesca; e Otávio Margarida, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC).
Rádio AL
Últimas notícias
- 15h47min•Exposição “Os Umanos” fica aberta à visitação na Alesc até 31 de março
- 15h43min•Mês da Mulher: Alesc mantém ações e serviços permanentes pela garantia de direitos
- 14h47min•Parlamento concede título de cidadã catarinense a Déa Bornhausen
- 14h33min•Alesc sedia lançamento de livro sobre águas termais de Santo Amaro da Imperatriz
- 10h30min•Redação Final #214: atenção às pessoas em situação de rua
- 18h39min•Parlamento recebe delegação de evento do setor de terraplanagem
- 16h50min•Dia Mundial do Rim ganha repercussão na Alesc
- 15h21min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quinta-feira (13)
- 13h52min•Alesc homenageia Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville
- 13h12min•Comissão vai debater regras para pesca da tainha definidas pelo governo federal
- 18h37min•Parlamento ouve sugestões para atenção às pessoas em situação de rua
- 18h19min•Audiência pública na Alesc debate aumento da população em situação de rua em SC
- 17h16min•Pronunciamento da sessão ordinária desta quarta-feira (12)
- 17h10min•Deputado sugere encaminhamento de pessoas em situação de rua a programas de capacitação
- 15h59min•Presidência da Alesc recebe Bancada do Sul