Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/12/2012 - 21h24min

Conselhos de Educação discutem colaboração entre municípios, Estados e União

Imprimir Enviar

A integração entre os sistemas federal, estaduais e municipais de ensino é tema de evento aberto na noite desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa. O Encontro dos Conselhos de Educação - Santa Catarina – Região Sul reúne representantes de governos, prefeituras e conselheiros para discutir estratégias com o objetivo de intensificar a cooperação entre os entes da federação no aprimoramento da educação. Essa colaboração está prevista na Constituição, mas ainda não foi regulamentada pelo Congresso Nacional.

A presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Maria Ieda Nogueira, afirma que os Conselhos devem liderar a busca de uma unidade para a criação de um projeto nacional de educação. Para isso, acredita que é preciso superar obstáculos como a necessidade de fortalecer os grupos nos municípios.

Em Santa Catarina, cerca de 90% dos municípios já contam com Conselhos Municipais, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, que promete apoio à atuação desses colegiados nos municípios.

Para o avanço da qualidade do ensino, o secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz também defende um maior trabalho em conjunto entre prefeituras e governos, que devem manter a cooperação financeira e assistência técnica aos municípios.

O Encontro dos Conselhos de Educação termina nesta terça-feira, com uma programação que inclui uma série de quatro palestras no Plenarinho do Palácio Barriga Verde.

João Guedes
Rádio AL

Voltar