CCJ aprova iniciativas sobre divulgação da técnica usada para socorrer vítimas de engasgo
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (12), duas propostas relacionadas a orientações sobre um procedimento de primeiros socorros usado em casos de engasgo, quando há obstrução das vias respiratórias. As matérias foram debatidas no colegiado durante a etapa do programa Alesc Itinerante na cidade de Lages, na Serra catarinense.
Essa técnica de emergência é utilizada quando há asfixia provocada por pedaços de comida ou objetos como brinquedos. Ela consiste em movimentos de compressão, com diferenças no modo de fazer, caso a vítima seja bebê, criança ou adulta.
Um dos projetos em debate na Alesc estabelece que a rede pública estadual de saúde deverá oferecer capacitação sobre esse assunto a gestantes e seus acompanhantes, de forma individual ou em turmas. De acordo com a proposta, a manobra também deverá ser ensinada no procedimento da rotina de pré-natal. A autora da iniciativa é a deputada Ana Campagnolo (PL).
A outra matéria aprovada pela CCJ prevê a divulgação de informações sobre como aplicar essa manobra por meio da fixação de cartazes em locais como restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e cantinas escolares. Também deve ter o número de contato do Samu e do Corpo de Bombeiros. A proposta é de autoria do deputado Sérgio Guimarães (União).
Entrevistas com:
- deputada Ana Campagnolo (PL), autora do PL 97/2024;
- deputado Sérgio Guimarães (União), autor do PL 95/2024.
Rádio AL