Catarinenses vão pagar menos IPVA em 2013
Os contribuintes de Santa Catarina serão beneficiados com uma redução média de 10,5% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no próximo ano.
A diminuição foi confirmada pela listagem dos valores do tributo para 2013, divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado. A relação foi elaborada a partir da aplicação da alíquota do imposto sobre os preços de cada modelo de veículo indicado na Tabela Fipe, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
O levantamento aponta uma redução nos valores de mercado de carros, motos, caminhões e ônibus, o que pressionou para baixo o valor do tributo, como afirma o gerente de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, Nilson Scheidt.
Mesmo com valores menores cobrados dos proprietários de veículos, o governo espera uma alta de 11% na arrecadação do IPVA, que deve somar mais de R$ 1,2 bilhão. O crescimento será garantido pela elevação da frota de veículos de Santa Catarina, que deve fechar o ano com mais de 3,9 milhões de unidades.
O avanço da receita beneficia tanto o Tesouro do Estado quanto as prefeituras catarinenses, segundo Scheidt. Isso porque metade do valor obtido será repassado automaticamente aos municípios onde os automóveis estão registrados.
O Estado cobra uma das menores alíquotas de IPVA no País: 2% para veículos terrestres de passeio e utilitários e 1% para motos, triciclos, caminhões e ônibus.
Rádio AL
Últimas notícias
- 18h41min•Comissão de Meio Ambiente abre atividades de 2025
- 18h15min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (19)
- 17h55min•Deputado propõe medida contra desperdício de vacinas
- 17h30min•Comissão aprova reunião conjunta para debater população em situação de rua
- 15h53min•Programa prevê pagamento de dívidas de IPVA e multas durante ações de fiscalização
- 14h54min•Projeto quer reforçar punição a práticas discriminatórias em SC
- 13h23min•Comissão vai ouvir Celesc sobre falhas nos serviços da companhia
- 13h00min•Deputados vão debater população em situação de rua e saneamento básico