Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/08/2012 - 10h31min

Altino Flores, fundador da ACI, é lembrado nos 80 anos da entidade

Imprimir Enviar

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) será homenageada na Assembleia Legislativa pelos seus 80 anos de fundação em uma Sessão Especial, na noite da próxima terça-feira (07/08). Criada em 31 de julho de 1932, a data original da fundação só foi descoberta recentemente, depois de uma pesquisa do jornalista florianopolitano e integrante da ACI, Moacir Pereira com a ajuda do historiador João Batista Soares. Edições antigas de periódicos da época revelaram que o fundador da ACI foi Altino Flores, um dos jornalistas mais polêmicos da primeira metade do século 20 em Santa Catarina. O resgate histórico virou um livro organizado por Moacir Pereira e lançado em 2010.

Nascido no bairro Capoeiras, hoje pertencente à Florianópolis, Altino Flores foi colaborador do jornal “O Estado” e proprietário da mesma publicação após doação do ex-proprietário, Vitor Konder. Era visto por muitos como um jornalista combativo, que não desistia de seus ideais, nem de seu partido, a UDN. A filha de Altino Flores, dona Noemi, lembra da época do regime político Estado Novo, criado pelo então presidente Getúlio Vargas, em que todas as edições do jornal O Estado eram queimadas por criticar o governo.

Hoje, a liberdade de expressão continua como bandeira da ACI, como lembra o presidente da entidade, Ademir Arnon. Há seis anos à frente da ACI, ele comemora a nova fase da Associação Catarinense de Imprensa. Segundo ele, o Museu da Imprensa Catarinense, que vai reunir histórias como a de Altino Flores, está próximo de se tornar realidade. O edital de licitação para recuperação do prédio deve acontecer ainda este ano.

 

JULIANA BASSETTI

Voltar