Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2013 - 11h02min

ALESC sedia V Fórum de Discussão em Diagnóstico Bucal

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa sedia nesta sexta-feira (11) o V Fórum de Discussão em Diagnóstico Bucal. Oito palestras com profissionais da odontologia estão na programação. Durante a manhã, o tema principal foi o câncer bucal.
O câncer de boca é mais frequente em homens acima dos 40 anos.  Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são o tabaco, consumo de álcool e a exposição ao sol sem proteção. Além disso, uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras pode influenciar nesse tipo de doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2012, a cada 100 mil habitantes foram diagnosticados mais de 14 mil casos.

Ainda durante a manhã, o evento contou com palestras sobre o uso de terapia com laser para a odontologia e um estudo sobre a necrose dos ossos dos maxilares devido ao uso de remédios biofosfonatos – utilizados em pacientes portadores de câncer no tecido ósseo ou com osteoporose.
Durante a tarde, entre os temas abordados estão a importância das Hepatites B e C na Odontologia, a falta de saliva em pacientes, o Novo Código de Ética em Odontologia e o tratamento de pacientes especiais.
O evento é uma parceria entre o Ambulatório de Estomatologia do Hospital Universitário (HU), o Departamento de Patologia (Centro de Ciências da Saúde) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC).

 

Entrevistas com: Dra Liliane Grando, da Universidade Federal de Santa Catarina e  Dra Maria Luisa Peres, da Universidade Europeia de Madrid

Voltar