Alesc cria comitê permanente em parceria com entidades para debater ações de segurança nas escolas
A Assembleia Legislativa amplia o debate sobre segurança nas escolas com a criação de um comitê permanente em parceria com 20 entidades. O objetivo é estudar, discutir e propor ações em defesa da comunidade escolar. A meta desse trabalho conjunto é construir um projeto abrangente que contemple também medidas com foco pedagógico e de formação humana, como a promoção da cultura da não-violência.
A iniciativa de criação do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar - Conseg Escolar - partiu do GT já em atuação no Parlamento catarinense. O grupo é liderado pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB). Conta com a participação da presidente da Comissão de Educação, deputada Luciane Carminatti (PT), e do presidente da Comissão de Segurança Pública, Jessé Lopes (PL). Outro integrante é o líder do governo, deputado Massocco (PL). Além dos parlamentares, participam desse grupo de trabalho representantes do Ministério Público e do CyberGaeco.
A primeira ação é um encontro marcado para o dia 2 de maio, no Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo. Na ocasião, o GT da Alesc vai apresentar as diretrizes da proposta aos membros do comitê permanente. Entre os convidados estão representantes das secretarias de Educação e de Saúde, das polícias Militar e Civil, da Defesa Civil, de institutos e universidades federais, da Udesc, da Acafe, de entidades representativas dos estudantes e das escolas particulares, dos tribunais de Justiça e de Contas.
Outra ação definida é a realização de seis audiências públicas regionais. A intenção é apresentar a proposta e reunir sugestões para a elaboração do projeto de lei. Os encontros serão promovidos em Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó.
Entrevista com:
- deputado Mauro de Nadal (MDB), presidente da Alesc e líder do grupo de trabalho.
Rádio AL
Últimas notícias
- 18h41min•Comissão de Meio Ambiente abre atividades de 2025
- 18h15min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (19)
- 17h55min•Deputado propõe medida contra desperdício de vacinas
- 17h30min•Comissão aprova reunião conjunta para debater população em situação de rua
- 15h53min•Programa prevê pagamento de dívidas de IPVA e multas durante ações de fiscalização
- 14h54min•Projeto quer reforçar punição a práticas discriminatórias em SC
- 13h23min•Comissão vai ouvir Celesc sobre falhas nos serviços da companhia
- 13h00min•Deputados vão debater população em situação de rua e saneamento básico