Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/07/2013 - 14h42min

Vento e chuva adiam abertura da Festa do Peixe de Balneário Arroio do Silva

Imprimir Enviar
Evento será aberto oficialmente nesta sexta-feira (19). FOTO: Miriam Zomer/Reprodução/Agência AL

O “velho vento vagabundo” de Cruz e Sousa, que soprou forte no fim da tarde de quinta-feira (18), aliado à chuva que caiu intensamente, adiou para esta sexta-feira (19) a abertura da 22ª Festa do Peixe de Balneário Arroio do Silva, no Litoral Sul do estado. Organizada pela prefeitura e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio, entre outros, da Assembleia Legislativa, a festa vai até domingo (21) e tem como objetivo divulgar o município e os produtos locais, o peixe e o mel.

Os peixes consumidos e vendidos na festa são pescados na chamada Baía do Araranguá, localizada entre o Farol de Santa Marta, em Laguna, e a foz do Mampituba, em Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. São cerca de 20 barcos, a maioria pequenos, próprios para a pesca de arrastão, que trazem à praia papa-terras, corvinas, tainhas e anchovas, que são comercializadas na região.


Mas, da mesma forma que o vento sul parou a festa, também impede a pesca, uma vez que o mar alto não oferece condições de navegabilidade aos pequenos barcos dos pescadores de Balneário Arroio do Silva. De acordo com o pescador Flávio Boza, a expectativa é vender cerca de 1 tonelada de peixe nos três dias da festa.

O mel
O Sul do estado é conhecido nacionalmente pela qualidade do mel que produz. Balneário Arroio do Silva está integrado nesta tradição e conta com quatro grandes produtores, que juntos colocam no mercado cerca de 60 toneladas/ano. Somente Gladsthone da Silva, um desses apicultores, produz mais de 20 toneladas/ano. “Temos abelhas em Arroio e em São José dos Ausentes (RS), que fazem mel de flores de eucalipto e de flores silvestres”, informou.

Toni do Mel, como Gladsthone é popularmente chamado, também produz cachaça a partir do mel. Segundo revelou Toni, o processo de fabricação é o mesmo da cachaça de cana-de-açúcar. “A diferença é que a pinga de mel custa mais caro porque dois quilos rendem só um litro”, declarou Toni.  Os visitantes da Festa que provaram a pinga de mel garantiram que se trata de uma bebida forte, com teor alcoólico superior à aguardente obtida da cana.

Banho de mel
Um dos estandes que mais chamam a atenção do visitante é o da Prodapys, empresa de Araranguá especializada em produtos derivados do mel, como xampus, sabonetes, cremes para o corpo e loções, todas de própolis, além de cremes para mãos e rosto a base de geleia real. “É uma banho completo”, informou Katrine Coelho Darós, gerente de vendas da Prodapys.

Os interessados em conhecer mais detalhes sobre os produtos da Prodapys podem acessar o site da empresa, www.prodapys.com.br. Já aqueles que desejam provar a cachaça de mel podem contatar diretamente Toni do Mel, pelo telefone (48) 9995.5053.

O município
Balneário Arroio do Silva está localizado no Sul do estado, distante cerca de 220 quilômetros de Florianópolis. O acesso, a partir da BR-101, corta o centro de Araranguá, município do qual se emancipou.

A cidade tem cerca de 10 mil habitantes fixos, mas no verão a população pode atingir até 120 mil pessoas. O balneário possui infraestrutura completa, com hotéis, pousadas, restaurantes e, principalmente, casas que são locadas na temporada.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar