Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2023 - 11h01min

Seminário na Alesc aborda atenção à saúde de pessoas com doenças raras

Imprimir Enviar
Evento é realizado nesta terça (22) e quarta-feira (23), no Auditório Antonieta de Barros
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Orientar e atualizar os profissionais de saúde que atuam diretamente na atenção às pessoas com doenças raras, visando subsidiar melhorias no desenvolvimento das atividades, que promovem a reabilitação dessas pessoas e sua reinserção no convívio social. Este é o objetivo do seminário que a Comissão de Saúde da Alesc e a Secretaria do Estado da Saúde, promovem entre terça e quarta-feira, dias 22 e 23, na Assembleia Legislativa e que reúne profissionais e especialistas de diversas áreas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença rara é a que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. No Brasil, estima-se que haja 13 milhões de pessoas com essas condições.  Existem de 6 mil a 8 mil tipos de doenças raras, de caráter geralmente crônico, incurável, progressivo, degenerativo e incapacitante. Nelas, 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% afetam crianças e 80% têm origem genética.

Alguns exemplos dessas enfermidades são a doença de Crohn, que causa inflamação do trato gastrointestinal; mucopolissacaridose, que afeta a produção de enzimas; neuromielite óptica, que destrói os nervos ópticos e da medula espinhal, entre outras.

Conforme o deputado Neodi Saretta (PT), que preside a Comissão de Saúde, profissionais capacitados a diagnosticar tais doenças tornam possível o tratamento mais imediato dos pacientes. “Então esse seminário traz à luz essas questões, os esclarecimentos, a necessidade de fortalecer o atendimento e um alento também para esses pacientes, de que pode haver uma perspectiva de um atendimento e de uma estruturação melhor. Por isso este evento é muito importante.”

Atendimento em Santa Catarina
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, não existem números consolidados sobre o número total de pessoas com doenças raras em Santa Catarina, mas um cadastro inicial já reuniu mais de 8 mil pacientes.

Presente à abertura do seminário, a secretária Carmen Zanotto afirmou que o atendimento a este segmento tem sido uma das prioridades da sua gestão à frente da pasta. “Não é porque estas doenças são raras que os seus portadores precisam permanecer na invisibilidade ou no sofrimento. Então, nós estamos trabalhando com a atenção primária em saúde, com a média e alta complexidade, que é a área especializada, para que, juntos, a gente possa fortalecer essa política e garantir, inclusive, a ampliação dos testes e dos exames para os recém-nascidos, que nós chamamos de triagem neonatal.” 

Jaqueline Reginatto, gestora da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, da SES, afirmou, por sua vez, que no ano de 2021 foi estabelecida uma diretriz estadual para  nortear os fluxos da atenção em saúde a esse usuário. “Então hoje a gente tem no estado dois serviços de referência: o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e a Associação Renal Vida, em Blumenau, mas estamos buscando a descentralização das ações no estado, através de novos serviços.”

Outra ação apontada por ela foi a capacitação dos profissionais de saúde. “Iniciamos no ano passado um ciclo de web-palestras, por meio das quais capacitamos em torno de 600 profissionais e esse ano estamos com o primeiro seminário e já estamos com o curso on-line em que já temos mais de 600 inscritos.”

O suporte aos pacientes de doenças raras também inclui o Ministério Público de Santa Catarina, conforme explicou o promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, que atua como coordenador do Centro de Apoio da Saúde Pública. “As 116 promotorias que atuam na saúde pública podem receber as demandas desses pacientes diretamente. Elas vão ser acolhidas e será dado o encaminhamento para se buscar a solução necessária.”

Ele informou ainda que, desde outubro de 2021, o Centro de Apoio da Saúde Pública mantém um grupo de trabalho, formado por representantes de associações, entidades representativas, usuários, Secretaria de Estado da Saúde, e prestadores de serviço, para receber as demandas de caráter mais estruturante e coletivo.

Programação:

Terça-feira - 22 de agosto

08h30 - Tema: Sensibilização em doenças raras
Palestrante: Maximiano Augusto Gonçalves Neto 

09h30 - Tema: A importância da triagem neonatal para o diagnóstico e tratamento precoce
Palestrante: Francielle da Rosa de Almeida

10h30  - Tema: Ictioses hereditárias
Palestrante: Karen Scherer Bastos

12h30 - Tema: Acromegalia e gigantismo
Palestrante: Sheila Montano Vega

13h30 - Tema: Fibrose Cística
Palestrante: Eduardo Piacentini

14h30 - Tema: Direitos dos Pacientes com Doenças Raras
Palestrante: Diana Maurício Jacinto

15h45 - Tema: Doença Falciforme
Palestrante: Mirela Rodrigues Oliveira

16h45 - Tema: Epidermólise Bolhosa
Palestrante: Shirley Massimo de Souza

18h00 - Encerramento - Vídeo Constitucional

Quarta-feira - 23 de agosto

08h00 - Tema: Hiperplasia Adrenal Congênita e Hipotiroidismo Congênito
Palestrante: Paulo César Alves da Silva

09h00 - Tema: Síndrome de Turner
Palestrante: Juliana Van de Sande Lee

10h00 - Tema: Fenilcetonúria e Mucopolissacaridoses
Palestrante: Louise Lapagesse de Camargo Pinto

11h00 - Tema: Esclerose Lateral Amiotrófica
Palestrante: Lisiane Ganassin

13h00 - Tema: Hipertensão Arterial Pulmonar
Palestrante: Roger Pirath Rodrigues

14h00 - Tema: Atrofia Muscular Espinhal
Palestrante: Flavia Roberta Rocha de Oliveira

15h15 - Tema: Hemofilia
Palestrante: Vivian Karla Brogni Franco

16h15 - Tema: Esclerose Múltipla
Palestrante: Adaucto Nobrega Júnior

17h15 - Tema: Doença de Crohn
Palestrante: Juliana Stradiotto Steckert

18h15 - Encerramento: Vídeo Constitucional 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar