Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/07/2023 - 09h59min

Seminário da Alesc em São Bento do Sul capacita professores sobre educação inclusiva

Imprimir Enviar
Atividade foi promovida por meio de parceria entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Escola do Legislativo.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa realizou em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, o 1º seminário municipal sobre educação especial na perspectiva inclusiva. O evento ocorreu nesta sexta-feira (7), por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola da Alesc.

O seminário contou com a participação de profissionais da área da educação, dos centros de atendimento educacional especializados, como Apaes e Amas, além de familiares de pessoas com deficiência.

A programação incluiu palestras com especialistas da área da educação inclusiva, entre eles, o professor José Eduardo Lanuti, que atua com filosofias das diferenças e formação de professores.

“Pra mim, a maior dificuldade hoje é a concepção médica da deficiência. A gente vem discutindo no Brasil a questão do modelo social, já há um bom tempo, mas isso não chegou ainda até as redes de ensino. Então a gente ainda tem o entendimento de que a deficiência é da pessoa, e não do meio, que oferece barreiras que impedem ou dificultam o pleno acesso de um grupo de pessoas.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), foi o proponente do evento. O parlamentar ressaltou a importância do seminário para a formação dos profissionais da educação.

“São de extrema valia, principalmente para os professores, para treinar as pessoas que vão fazer a inclusão dentro da sala de aula, por isso atividades como esta, são um dos nortes principais da Comissão e nós ficamos muito satisfeitos com a participação de todos".

Com informações de Ludmilla Gadotti 

Voltar