Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/11/2023 - 13h26min

Seminário da Alesc debate turismo na serra catarinense

Imprimir Enviar
Fotos: Agência AL

O desenvolvimento do turismo na região serrana de Santa Catarina foi o tema do Connect Serra, Seminário de Turismo para Desenvolvimento Regional, realizado nesta quinta-feira (23) em Lages. A iniciativa foi do deputado Lucas Neves (Podemos), por meio da Comissão de Turismo e Meio Ambiente e da Escola do Legislativo, mantida pelo Parlamento catarinense.

“Precisamos discutir este tema, porque temos um enorme potencial turístico na região serrana, por isso, eu, como membro da Comissão, propus este evento, reunindo pessoas diretamente interessadas na área, para a discussão sobre os desafios e as ações que precisamos desenvolver para gerar mais atrativos, emprego e renda para a população da serra”, destacou o parlamentar.

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas do município serrano.

Durante toda a tarde foram debatidos temas como as estratégias de marketing e inovação para fomento do turismo na região, a infraestrutura turística da serra catarinense e a execução e desenvolvimento de projetos que melhorem a experiência dos turistas que visitam a região para conhecer atrativos, como a Serra do Rio do Rastro, vinícolas, cidades, como Urubici e São Joaquim, hotéis fazenda e a gastronomia típica.

Lideranças locais destacaram a importância do seminário, que foi o primeiro do município com foco no turismo. “A serra desponta no desenvolvimento do turismo e precisa debater este tema com o Estado, porque dependemos de recursos, de articulações, além de dados e de informações que as instituições públicas podem nos fornecer”, destacou a assessora de Turismo da Associação dos Municípios da Região Serrana, Ana Vieira.

Para o presidente da CDL de Lages, Zulmiro Klann, “o turismo movimenta o comércio, serviços, a indústria, todos os setores da economia, por isso, a importância de eventos como este, para preparar todos os entes que fazem parte desse movimento, e definir ações, como melhorar a infraestrutura, estrutura hoteleira, gastronomia, entre outras”.

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, pediu apoio do poder público para melhorias na infraestrutura da região. “Estamos buscando apoio junto ao governo do Estado e aos parlamentares para a infraestrutura de acesso ao interior, aos pontos turísticos, pois sentimos a vulnerabilidade dos nossos acessos e isso faz com que o turista deixe de vir para nossa região, por isso precisamos construir um plano estratégico de melhorias das nossas estradas”.

Um dos palestrantes do seminário foi o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, que garantiu apoio ao turismo da região. “São muitas as ações que o governo considera estratégicas, mas nós elencamos duas prioridades nesse momento, que são obras de infraestrutura na SC- 360, entre os municípios de Urubici e Rio Rufino, e a Serra do Corvo Branco, entre Urubici e Grão-Pará”, anunciou.

O coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, Luciano  Boico, falou sobre a possibilidade de transformar a serra catarinense num atrativo turístico internacional. “A Embratur busca prioritariamente o cliente internacional. Hoje o estado de Santa Catarina é conhecido pelo turismo de sol e mar. Então, dentro do processo de promoção dos destinos turísticos, estamos incluindo novos roteiros, por isso nossa participação aqui, para conhecer os potenciais e as novidades da serra, para também promovê-la ao resto do mundo.

O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, falou sobre a importância do trabalho integrado entre poder público e sociedade civil organizada no planejamento e execução de ações necessárias para o desenvolvimento turístico da região.

“A serra está passando por um ótimo momento como ‘produto’ do turismo e nós, enquanto Governo, estamos trabalhando para que possamos capacitar profissionais da área e trabalhar o turismo como matriz econômica pujante para todos os municípios da serra”, declarou.

Com informações de Maria Helena Saris

Voltar