Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/07/2023 - 13h08min

Segurança escolar: missão a Medellín é considerada positiva

Imprimir Enviar
Missão do Comseg Escolar na Colômbia foi concluída nesta quarta-feira (27), com mais uma agenda extensa de visitas
FOTO: Agência AL

"Vimos de perto diversas políticas públicas positivas que certamente poderemos aplicar à realidade de Santa Catarina e construir um ambiente de paz nas escolas". Essa é a avaliação do deputado estadual e coordenador do Comseg Escolar, Mauro de Nadal (MDB) sobre os três dias de visita a Medellín, na Colômbia, concluídos nesta quarta-feira (26).

O parlamentar, que esteve acompanhado de demais membros do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg), realizou uma série de visitas à comunidades, escolas, espaços culturais, e centros de formação de professores e de atendimento a famílias, por exemplo. A proposta foi conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo município de Medellín para reduzir a violência nas últimas décadas.

"A experiência é muito interessante. Medellín, hoje, é uma das cidades mais seguras da Colômbia, uma realidade muito diferente dos anos 90", destaca Mauro.

O parlamentar explica que, além das ações de segurança, Medellín apostou muito no envolvimento das famílias nos ambientes escolares. Igualmente, fortaleceu a formação constante dos professores, sempre levando em consideração a realidade de cada região. Ainda ofereceu acompanhamento psicológico aos profissionais.

Outro ponto destacado pelo deputado é que esses professores estão em contato constante com as famílias dos alunos, o que permite que ações sejam tomadas sempre que os estudantes apresentem comportamentos considerados anormais.

"O interessante é que os professores mantêm conversas cotidianas com alunos acima dos cinco anos. Assim, são capazes de identificar comportamentos fora do padrão. Além disso, os próprios alunos são incentivados a promover a cultura da paz nas escolas", relata Nadal.

Como explica o deputado, o poder público não atua sozinho. Há uma participação efetiva da sociedade civil, como fundações independentes que atuam nas próprias comunidades. Ou seja, participam efetivamente das mudanças.

Investimentos do Estado
Comunidades menos favorecidas e com alto índice de violência, como a Comuna 13 e Moravia, receberam diversos investimentos do Estado, como: escolas, centros infantis, centros culturais, hospitais e bibliotecas.

Ainda recebem as Casas de Justiça, onde os moradores das comunidades têm assistência jurídica, fazem documentos e encaminham denúncias, por exemplo.

Missões
Por três dias, representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, UFSC e Polícia Militar participaram de extensa agenda na cidade colombiana. Visitaram instalações públicas em comunidades, conheceram planos de ação e ouviram especialistas sobre a transformação de Medellín tomando como ponto de partida a educação.

Nesta semana, também ocorre uma missão para São Paulo com outros membros do Comseg. Nos próximos meses, está prevista uma viagem para ver de perto ações implementadas em cidades dos Estados Unidos, igualmente com foco na redução da violência escolar. Na sequência, serão compiladas todas as informações num projeto de lei amplo, o qual será apresentado à Assembleia Legislativa neste segundo semestre.

A ideia é contemplar questões de segurança, acompanhamento pedagógico de alunos e professores e envolvimento das famílias. O foco é fortalecer a cultura da paz nas escolas catarinenses.

Sobre o Comseg Escolar
O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após o fato triste ocorrido em Blumenau. Desde então, o grupo vem trabalhando na construção de um projeto de lei amplo.

Neste período, foram constituídos grupos temáticos de trabalho, assim como realizadas audiências públicas em todas as regiões de Santa Catarina para ouvir a sociedade. As missões a Medellín, São Paulo e Estados Unidos complementam o processo de construção do projeto.

Agência AL
Agência AL

Voltar