Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/06/2023 - 13h47min

Segunda edição do “Ordem do Dia” trata da falta de leitos de UTI no estado

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT) é o segundo entrevistado do videocast Ordem do Dia
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, é o entrevistado da segunda edição do Ordem do Dia, videocast/podcast semanal produzido pela equipe da Rádio AL. O tema abordado pelo parlamentar é a falta de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública do estado.

No programa, Saretta afirmou que Santa Catarina enfrenta uma defasagem histórica na quantidade de leitos para tratamento intensivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os parâmetros que são utilizados pelo estado para definir a quantidade de leitos por habitante não estão atualizados”, disse. “No caso dos leitos para recém-nascidos, Santa Catarina disponibiliza dois para cada mil nascidos vivos, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam quatro para cada mil.”

O presidente da Comissão de Saúde também destacou que o estado perdeu a oportunidade de manter ativos os leitos implantados no auge da pandemia da Covid-19. Por isso, ele acredita que há condições de o poder público aumentar a oferta. “Os hospitais têm condições para isso, mas precisam de remuneração para atender”, considerou.

O videocast
O Ordem do Dia apresenta às quintas-feiras entrevistas com os deputados, com duração média de cinco minutos. A ideia é mostrar o que os parlamentares pensam sobre assuntos atuais e em tramitação no legislativo, num bate-papo rápido. As edições do videocast estão disponíveis no canal da Assembleia no Youtube.

 

Voltar