Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2023 - 13h07min

Representantes do Comseg conferem ações integradas em Medellín

Imprimir Enviar
Teleférico em Medellín (Colômbia), onde a missão do Comseg permanece até quarta-feira (26)
FOTO: Agência AL

"Foi um primeiro dia extremamente produtivo. Conhecemos de perto ações integradas de educação, cultura e justiça que mudaram a cara de comunidades de Medellín, reduzindo a violência e aproximando famílias".

Essa foi a avaliação do coordenador do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), deputado Mauro de Nadal (MDB), no primeiro dia da missão do grupo à cidade colombiana, nesta segunda-feira (24). Acompanhado de demais integrantes do grupo, o parlamentar cumpriu uma extensa agenda de visitas a comunidades, escolas, centros de atenção a famílias e espaços culturais.

Como explica Nadal, nos últimos 30 anos foram implementadas diversas políticas públicas em Medellín, principalmente em comunidades menos favorecidas, todas com foco no eixo da educação e nas famílias. Entre as ações, está a criação de comitês de convivência, de espaços para a prática de esporte, bibliotecas e Casas de Justiça, que prestam diversos serviços às comunidades.

"Isso promove uma participação efetiva da comunidade na educação das crianças. As pessoas são ouvidas e contribuem efetivamente", destaca.

Participação de pais e professores
Outro ponto que chamou a atenção dos integrantes do Comseg foi a integração de professores, pais e alunos.

Professores mantêm contato constante com as famílias dos alunos, principalmente quando algo anormal é percebido. Além disso, os professores promovem conversas cotidianas com alunos a partir dos 5 anos. O protocolo prevê que assim que identificado algo emocional fora do padrão, um próximo passo seja dado, como o encaminhamento a um psicólogo, por exemplo.

"Uma questão importante é o respeito que se tem ao professor. Mesmo em áreas de conflitos, professores são respeitados inclusive pelos traficantes, e a escola é considerada um ambiente neutro", diz o deputado.

Missão Medellín
Por três dias, o grupo, que conta também com a presença de representantes da Polícia Militar, Ministério Público, UFSC e Secretaria de Educação, cumpre intensa agenda em Medellín. A ideia é voltar para Santa Catarina com exemplos concretos de políticas públicas que possam ser implantadas no estado.

Nesta terça-feira (25), os integrantes do Comseg conhecem ações tecnológicas na área de segurança pública, assim como planos para garantir a segurança nos arredores de escolas.
As visitas terminam na quarta-feira (26).

Sobre o Comseg Escolar
O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após o fato triste ocorrido em Blumenau. Desde então, o grupo vem trabalhando na construção um projeto de lei amplo, o qual deverá ser apresentado à própria Assembleia até o fim de agosto.

Além de ações de segurança, o projeto foca também em questões pedagógicas, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente de paz nas escolas.

Agência AL
Agência AL

Voltar