Quadrangular completa 67 anos no Brasil e recebe homenagem da Alesc
A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) foi homenageada na noite desta segunda-feira (26) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos 67 anos de aniversário de sua fundação no Brasil. A data foi celebrada com uma sessão solene, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, por solicitação do deputado Narcizo Parisotto (PSC).
Durante a solenidade, autoridades, pastores, diáconos e pessoas ligadas à igreja receberam certificados como reconhecimento ao trabalho realizado nas áreas espiritual e social. Em Santa Catarina, a IEQ tem mais de 700 templos espalhados em 36 regiões, com aproximadamente 3,5 mil pastores.
“É uma festa que traz ao nosso coração a gratidão a Deus. São 67 anos de uma história linda”, resumiu o Parisotto. “É uma igreja que cresce pelo amor, pela unidade, pelo foco na reconstrução das famílias, na busca pelo excluídos. É uma vocação que não se explica fácil, que só entende e a possui ao ter sentido o chamado de Deus”, acrescentou.
O deputado Darci de Matos (PSD) participou da homenagem. Da tribuna, ele destacou a relevância do trabalho espiritual e social desempenhado pela instituição no estado. “Podemos perceber o quanto ela é organizada e forte em nosso estado, cumprindo a missão espiritual e social. A Igreja é de fundamental importância para Santa Catarina e o Brasil. Essa homenagem é singela, mas reconhece essa importância”, disse.
GALERIA: Confira fotos da sessão especial em homenagem a IEQ
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada em 1º de janeiro de 1923, nos Estados Unidos, por Aimée Semple McPherson, a Irmã Aimee. No Brasil, o Evangelho Quadrangular teve início com o pastor Harold Williams e sua esposa, Mary Williams, em 1951, em São Paulo.
Em Santa Catarina, além da atuação espiritual, desenvolve trabalho social, com apoio à população vítima de catástrofes naturais, como nas enchentes do Vale do Itajaí em 2008, quando a IEQ doou toneladas de alimentos, remédios, roupas, móveis, entre outros itens, além de prestar assistência psicológica e espiritual às vítimas da tragédia.
O pastor Jair Antônio Miotto, que discursou em nome dos homenageados, apresentou um balanço da atuação da instituição em Santa Catarina. Citando Max Weber, disse que a Quadrangular desempenha um papel importante para o desenvolvimento da sociedade. “Temos inúmeros exemplos de pessoas que saíram da marginalidade, de famílias que se reconstruíram e hoje são destaques nos diversos setores da sociedade. Nossa igreja coopera e muito para o equilíbrio do nosso sistema social”, disse.
Miotto homenageou o deputado Parisotto, que também é presidente estadual da IEQ, e a esposa dele, Noely. O pastor lembrou que o casal chegou a Santa Catarina em 1980, quando a Quadrangular tenha apenas 70 igrejas, e foi responsável pela expansão da instituição por todo o estado. “Se todos estamos aqui hoje, é muito por causa do trabalho que vocês dois iniciaram”, disse.
O pastor Balduíno Rodrigues Ferreira, que também é dirigente estadual da IEQ, destacou que a igreja tem crescido, de forma dinâmica. “Quero louvar a Deus pelos pioneiros da igreja que sacrificaram e deram suas vidas para que chegássemos até aqui e pudéssemos comemorar essa data”, lembrou.
Homenageados
- Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, representada por Cecílio de Farias Neto
- Noely Ruas Parisotto
- Desembargador Ariovaldo Rogério Ribeiro da Silva
- Mario Hildebrandt, prefeito de Blumenau
- Anderson Guzzatto, vereador em Concórdia
- James Michel Cerniak, vereador em Papanduva
- Luciano Fernando Soares Borges
- Pastor José Luzardo de Andrade
- Pastora Neide Lia Couto Medeiros
- Pastor Guido Caetano
- Amarildo Júnior Rufato
- Pastor Onsi Antonio Narciso
- Indo Antônio Simon
- Pastora Dejanira Rossi Rossetto
- Pastor Valmor Machado
- Pastor Natércio Tomaz de Souza
- Pastor Enedir Moraes
- Diácono José Alexandre da Silva
- Pastora Graça Regina Silveira
- Pastor Amós Brandel
- Nacet Tomaz de Souza
- Flávio Zolet
- Pastora Terezinha Oliveira de Moura
- Pastora Aloiri Stadler
- Frederico João da Natividade
- Pastor José Jervis de Souza Paim
- Altair Luiz de Borba
- Diaconiza Maria Nilma Souza
- Pastora Rozely dos Santos Alexandre
- Pastora Sandra Mara Barazetti Henrique
- Pastor Jair Antonio Miotto
- Claudete Lazzari
- Pastor Rodnei Firmino
- Diaconisa Lídia Colle
- Pastora Ana dos Santos
- Pastor João Maria Motta (in memoriam)
Agência AL