Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/08/2023 - 11h31min

Protagonismo do legislativo municipal e 50 anos da Uvesc pautam encontro estadual de vereadores

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O protagonismo do legislativo municipal está sendo celebrado no Parlamento catarinense, que é o palco oficial da comemoração dos 50 anos da União dos Vereadores de Santa Catarina ( Uvesc). Durante três dias, mais de 300 vereadores catarinenses se reúnem no Seminário Estadual de Legisladores, oficialmente aberto com uma solenidade prestigiada, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (02) no Auditório Antonieta de Barros, na sede da Assembleia.

O ato contou com a presença da presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, da deputada Paulinha (Podemos), representando o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), dos deputados Marquito (PSOL), Mário Motta ( PSD), Luciane Carminatti (PT), Napoleão Bernardes ( PSD), Altair Silva (PP), Oscar Gutz (PL) e Vicente Caropreso (PSDB). O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, representou o governador Jorginho Mello na solenidade. Presentes ainda outras autoridades, como o desembargador João Eduardo De Nadal, do Tribunal de Justiça, representantes do MP e de associações de vereadores regionais.

Momento de atualização

Agradecendo a parceria da Alesc para a promoção do evento, a presidente da UVESC, Marcilei Vignatti, disse que serão três dias de alto nível de informação, atualização, estudos e de reciclagem com lideranças e especialistas de áreas específicas como saúde, educação, assistência social e comunicação.

“ Vamos discutir políticas públicas, o orçamento público, a reforma tributária e o impacto para os nossos municípios, enfim, será um grande caldeirão de troca de experiências para acompanharmos esse movimento de construção das políticas públicas de nosso Estado”, pontuou.

Estreitar laços

Representando o presidente da Casa, a deputada Paulinha disse que o evento é muito importante por aproximar e estreitar os laços entre os Legislativos Estadual e Municipal. Ela destaca que é a primeira vez que a Uvesc é presidida por uma mulher e isso reforça a importância do empoderamento feminino catarinense.

“ De modo muito especial, a UVESC está sob a liderança de uma mulher, a vereadora Marcilei, que é uma estrela do Parlamento municipal, uma mulher que se posiciona com muita clareza e firmeza”, avaliou, ressaltando que o Parlamento estadual está muito feliz de receber esse evento, que será um foro de debate profícuo e rico.

Paulinha acrescenta ainda que a política nasce no seio das cidades. “ O primeiro contato do cidadão é com os vereadores. Por isso, é fundamental esse debate”, afirmou.

Desafios           

Entre os palestrantes, o deputado Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, abriu o painel desta quarta-feira pela manhã  ao falar a respeito das “ Perspectivas Econômicas e Sociais do Estado de Santa Catarina”.

O parlamentar destacou os desafios que o Estado enfrenta para continuar se desenvolvendo e sobre as ações promovidas pela Comissão de Finanças que ajudam Santa Catarina a arrecadar e conseguir investir nos municípios.

Ele falou de temas desafiadores como energia elétrica de qualidade, condições das rodovias, burocracia na exportação e importação. “ Santa Catarina é um estado gigante, por isso falamos das perspectivas de sua economia, que é regionalizada, forte e consolidada”, afirmou, destacando os projetos de leis e a importância do vereador conhecer a realidade de seu município. 

Ainda hoje à tarde, a educação entra na pauta com o tema “Educação nas redes de Cooperação, ICMS educacional, TCE Educação, Segurança nas Escolas, avaliação dos planos de educação”, que terão como painelistas, o conselheiro do TCE, Gerson Sicca, o auditor fiscal do TCE, Silvio Sallum, a presidente da Cemapessc, Darli Zunino e Sérgio Bassetti. O vereador Toninho e a presidente da Comissão de Educação, deputada Luciane Carminatti serão os mediadores.  Ainda estarão em pauta, reforma tributária, tendências e estratégia de comunicação.

Programação

Dia 02 - quarta-feira

15:00 – Apresentação Cultural

15:30 – Painel: Reforma Tributária – O que muda para
os municípios.

16:30 – Palestra Nacional: Comunicação do Vereador:
Como tornar seu mandato interessante nas redes
sociais e atrair a atenção das pessoas.

17:30 – Debate: Cenários e tendências a partir do
olhar jornalístico dos colunistas e analistas políticos
de Santa Catarina.

19:00 – Encerramento

Dia 03 - quinta-feira

09:00 – Palestra: É de nossa conta – Diretrizes sobre orçamento público para 2024.

10:00 – Juntos somos a maior força política catarinense.

11:00 – Painel: A mulher nos espaços de poder.

12:30 – Intervalo de Almoço

14:00 – Palestra: Empreendedorismo Político e Liderança.

15:30 – Painel: Os caminhos da Saúde – Como acessar recursos públicos e compreender a rede e o fluxo do atendimento ao cidadão catarinense.

16:30 – Experiências: Emendas impositivas no orçamento municipal – Técnica e Cases de sucesso.

18:00 – Encerramento

Dia 04 - sexta-feira

8:30 – Abertura com Apresentação Cultural.

9:00 – Painel: Captação de Recursos na Assistência Social do seu município – Fortalecendo o SUAS.

10:00 – Palestra: Influência da mídia digital no mandato legislativo

11:00 – Encerramento

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar