Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/01/2023 - 17h01min

Presidente Moacir Sopelsa se despede da vida política e recebe homenagens

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (MDB)
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Em seu último dia como presidente da Assembleia Legislativa e como parlamentar, o deputado Moacir Sopelsa (MDB) recebeu, nesta terça-feira (31), homenagens dos servidores do Poder Legislativo e dos demais deputados estaduais. Uma solenidade foi realizada no Hall do Palácio Barriga Verde, com apresentações musicais e depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória de Sopelsa.

O parlamentar se despede da vida política após 24 anos dedicados ao Parlamento catarinense. Além de deputado estadual, a carreira política de Moacir Sopelsa também conta com mandatos como vereador e prefeito de Concórdia, e secretário de Estado da Agricultura.

“Saio agradecido. Decidi que não seria mais candidato, mas não vou deixar, em qualquer lugar que estiver, de continuar com essa conduta de ser amigo, de respeitar as pessoas”, disse Sopelsa.

Na solenidade, foi exibido um vídeo produzido pela TVAL com o depoimento de autoridades, colegas parlamentares e familiares do deputado Sopelsa. O profissionalismo, comprometimento e a amizade deram o tom principal das falas. Prestaram homenagem os chefes dos poderes - Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas - o governador do Estado, Jorginho Mello, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além dos parlamentares mais antigos e da família, como a esposa, Valentina Sopelsa, a neta Sofia e o irmão Victor.

Moacir Sopelsa deixa a Alesc nesta terça-feira, quando encerra a atual legislatura. Uma nova legislatura inicia na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, com a posse dos deputados estaduais eleitos no ano passado. Para aqueles que estão assumindo pela primeira vez, o presidente da Alesc deixa uma mensagem:

“Os parlamentares que vão assumir devem saber que eles têm um poder que os eleitores deram para eles, como um cartão de crédito com a senha, para ele poder usar. E deve ser usado com dignidade, humildade e respeito.”

Contribuição
Durante a gestão do presidente Moacir Sopelsa, a Assembleia Legislativa destinou R$ 450 milhões para o governo do Estado. Desse total, R$115 milhões serão repassados nos próximos dias. Os recursos devem ser usados em melhorias em diversas áreas, como saúde, infraestrutura e agricultura. 

“Foram recursos que a Alesc economizou, que os deputados tiveram consciência de cada um fazer a sua obrigação. Eu quero agradecer os 39 parlamentares que sempre me deram oportunidade, sempre me ouviram e me ensinaram”, reconheceu Sopelsa.

Trajetória
Moacir Sopelsa, nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 6 de setembro de 1946. É um dos deputados mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas. É agropecuarista e atuou como dirigente de entidades representativas da suinocultura, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

Sempre filiado ao MDB, ingressou na vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Concórdia. Nos anos 1980, foi secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio. Em 1992, elegeu-se prefeito de Concórdia, para o mandato 1993-1996. Em 1997, atuou como secretário-adjunto da Casa Civil de Santa Catarina.

Em 1998, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, com 19.484 votos. Desde então, sempre se reelegeu para o cargo. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, entre os anos de 2003 e 2006, no governo de Luiz Henrique da Silveira, e 2015 a 2018, na gestão de Raimundo Colombo.

Na Alesc, foi presidente de comissões permanentes e, no biênio 2011-2013, ocupou a 1ª vice-presidência. Também foi líder da bancada do MDB, em 2014. Em outubro deste ano, ficou um mês como governador em exercício.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar