Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/09/2023 - 11h19min

“Pessoas Ostomizadas Importam” é tema central de debate em Congresso na Alesc

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

"Pessoas Ostomizadas Importam" é o lema da 1ª Conferência Estadual em Atenção às Pessoas com Ostomias e Incontinência Urinária, que acontece durante todo o dia desta quinta-feira (21) , no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, reunindo especialistas da Saúde em Santa Catarina, palestrantes de diferentes regiões do país, além de pacientes ostomizados, cuidadores e familiares.

Com apoio da Comissão de Saúde da Alesc, o evento foi promovido pela Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada (ACO) e pelo Movimento Ostomizados do Brasil, com participação da Associação Brasileira de Estomaterapia, Conselho Regional de Enfermagem - Coren , Secretaria Estadual de Saúde,  Associação Joinvilense dos Ostomizados – AJO e Doenças Intestinais Inflamatórias – DII-.

A abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), às 9h, e contou com a participação do presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT), da presidente da ACO, Candinha Jorge de Almeida, representante do Coren, Sandra Regina Costa e da presidente da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais do estado de Santa Catarina – DIIS, Rejane de Almeida.

Saúde Mental e superação 

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existem mais de 400 mil pessoas com ostomia, procedimento que auxilia pacientes de câncer, vítimas de acidentes e pessoas com doenças inflamatórias intestinais. Em Santa Catarina, esse número ultrapassa quatro mil pessoas. 

Esses dados, com foco prioritário na saúde mental e nas práticas integrativas no processo de reabilitação e de superação dos pacientes ostomizados, centraram o debate. 

Banheiros para Ostomizados

Em sua explanação o presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT) destacou os avanços e os desafios das políticas públicas voltadas para a saúde das pessoas ostomizadas. Ele avaliou que as conquistas acontecem, mas a luta é grande. “Conhecemos as angústias e os pleitos dos pacientes ostomizados”, disse o parlamentar citando o projeto de lei de sua autoria, que prevê a instalação de banheiros adaptados para pessoas com ostomia em lugares de grande circulação como supermercados, shoppings, hospitais e prédios públicos de SC.

Ele defende a importância desta iniciativa, que está avançando no Parlamento, ao citar que as pessoas ostomizadas possuem uma intervenção cirúrgica no corpo para a saída de fezes ou urina.  “Pela nossa matéria, os banheiros deveriam ser adaptados com ducha higiênica, lavatório, bancadas, além do símbolo da pessoa ostomizada. A proposta está pronta para a análise em Plenário”, revelou, destacando que o Parlamento, em especial a Comissão de Saúde, vai estar sempre lutando em favor da saúde dos catarinenses.

“Estaremos sempre apoiando as associações e eventos dessa natureza, que são um momento importante para esclarecer dúvidas e trocar informações“, pontuou, destacando que um dos objetivos da conferência é promover a atualização das políticas públicas na atenção à saúde das pessoas ostomizadas.

Mudança

A presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada (ACO), Candinha Jorge de Almeida, se emocionou ao contar que em 2015 a vida dos ostomizados catarinenses começou a mudar pela sensibilidade do Parlamento catarinense. “Foi quando conseguimos o apoio dos deputados nessa luta”, disse, destacando que foi a partir daí que a pessoa ostomizada começou a ter mais qualidade de vida. “Com a abertura desta Casa para a nossa associação, tudo mudou. Somos gratas demais”, finalizou. Para ela, o evento é fundamental para o compartilhamento de  experiências.

Invisíveis

E foi para falar de superação que a primeira palestrante Andréia Muniz de Abreu Cardoso abriu os trabalhos pela manhã.

A modelo fotográfica, mineira, casada e mãe de dois filhos, falou de sua vida como pessoa ostomizada, compartilhando a sua experiência como influencer nas redes sociais.

No tema abordado “ Conviver com a ostomia – Uma nova vida e suas adaptações”, Andreia disse que “os ostomizados eram pessoas invisíveis”. 

“ Como foi para você aceitar a ostomia? Essa pergunta me fazem sempre e eu revelo que não foi difícil. Porque o meu foco não estava na ostomia e sim em eu estar viva! Para mim o mais importante era estar viva e estar com meu filho, que é o mais importante de tudo”, disse.

Adriana Regina Amorim e Sabrina Vieira da Luz trataram do tema “ Diretrizes para a Atenção à Saúde das pessoas com Ostomias em SC”.

A saúde mental foi o foco da palestra do médico Eric Magalhães de Moraes, que é especialista em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e Pós-Graduando em Psiquiatria pelo IBCMED – Universidade São Judas de São Paulo.

As palestras se estendem no decorrer da tarde. O encerramento do evento acontece às 17h desta quinta-feira. 

Programação

13h20 - Tema: “Auto-Ajuda às Pessoas Ostomizadas e DII  Palestrante –   Doutor Augusto Fronza  - Membro da Sociedade Americana de Medicina Endopoligenia e Fisiologia Integrativa.

14h30 - Tema: Pela garantia de Direitos, acesso à saúde, inclusão, igualdade de oportunidade e respeito às diferenças.

Palestrante – Ana Paula Batista – Administradora – Ostomizada e portadora de Câncer há 15 anos – Presidente da Associação dos Ostomizados Distrito Federal/AOSDF – Diretora-Presidente do Movimento dos Ostomizados do Brasil/MOBR – Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF-Coddede.

Sobre as ostomias

A designação do tipo de ostomia é definida pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto: colostomia (cólon), ileostomia (íleo), gastrostomia (estômago), nefrostomia (rim), ureterostomia (ureter), vesicostomia (bexiga), cistostomia (bexiga com uso de cateter) ou traqueostomia (traquéia), entre outras.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar