Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2014 - 15h31min

Parlamento recebe exposição de produtos agroecológicos

Imprimir Enviar

A Associação Cultural e Familiar Agroecológica Barrinha (ACFAB) do município de Presidente Nereu trouxe à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (9), uma exposição com produtos de 22 famílias agricultoras do Alto Vale do Itajaí. Os associados buscam alternativas à lavoura do fumo com a agricultura ecológica, conforme explicou a vice-presidente da associação, Luzia Cuzik.

“São mais de 40 agricultores associados, totalizando 22 famílias. Um dos objetivos é valorizar técnicas que promovam a sustentabilidade. Seis famílias já abandonaram a lavoura do fumo, que ainda é a segurança da maioria”, analisou Luzia.

Além de produzirem hortaliças, artesanato, geleias e conservas, os associados fabricam essências, sabonetes e cremes a partir de ervas medicinais. Porém, a legislação atual dificulta a comercialização desses processados com os mesmos benefícios da agricultura familiar.

“Além de expormos nossa produção, buscamos aqui na Assembleia o apoio para uma regulamentação que nos beneficie. Assim, poderemos comercializar esses produtos e emitir nota fiscal”, explicou a agricultora.

A deputada Ana Paula Lima (PT) é uma das apoiadoras da ACFAB. “Esse é um momento para que os parlamentares conheçam o trabalho da associação, que é pequena para o estado, mas muito grande para Presidente Nereu. É importante esse pleito e o trabalho desenvolvido para que as famílias voltem a cultivar a terra usando a agroecologia”, resumiu a parlamentar.

o Instituto Federal de Santa Catarina e o projeto de turismo rural Acolhida na Colônia apoiam a associação. Os filhos dos agricultores participam de cursos pelo Pronatec, do governo federal. Além disso, grande parte da produção é vendida para turistas que conhecem a região. (Rony Ramos).

Voltar