Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2023 - 12h58min

Parlamento lança Fórum em defesa do setor têxtil em SC

Imprimir Enviar
Grupo será coordenado pelo deputado Ivan Naatz (PL)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O Parlamento catarinense assume o protagonismo do debate dos desafios do fomento do setor têxtil ao lançar, nesta quarta (12), o Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina.

O evento aconteceu pela manhã, no Plenarinho da Alesc, e contou com a participação do coordenador do Fórum,  deputado Ivan Naatz (PL), dos deputados Mário Motta (PSD), Emerson Stein (MDB) e Napoleão Bernardes (PSD). Presentes ainda na solenidade, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau ( Sintex), José Altino Comper, que estava acompanhado do diretor executivo da entidade, Renato Valim. 

Números que impressionam

A relevância da instalação do Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina foi apresentada em números pelos representantes do Sintex, que enalteceram a iniciativa do Parlamento, liderada pela proposição do deputado Ivan Naatz.

Está no DNA da economia catarinense a força do setor têxtil. Santa Catarina tem atualmente mais de oito mil empresas deste segmento. Apenas Blumenau concentra mais de quatro mil dessa força motriz. O setor gera mais de 167 mil empregos, o  que representa  25,4 bilhões de reais em movimento econômico. Os dados foram apresentados pelo diretor executivo do Sintex, Renato Valim. “Somos um Estado privilegiado. Santa Catarina é referência no país nesse segmento, que é  competitivo”, avaliou.

Não é de agora o fato do setor têxtil de Santa Catarina ser destaque no mercado nacional. Reconhecimentos não faltam. Brusque já era conhecida como a capital brasileira da indústria têxtil e  Gaspar ganhou o título de capital da moda infantil. Recentemente Santa Catarina assumiu o primeiro lugar no Brasil em produção de vestuário e acessórios, de acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além de Brusque e Gaspar, há outros polos de produção, como Jaraguá do Sul e Blumenau, o que torna o setor responsável por grande parte das contratações com carteira assinada no estado.

Unir esforços

Para o coordenador, deputado Ivan Naatz (PL), a importância da instalação do Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina é justamente unir esforços do Parlamento, Governo do Estado e setor produtivo. “ Nós também criamos uma ponte com os nossos representantes no Congresso e Senado Federal”, destaca Naatz, informando que a próxima reunião deverá ser em Blumenau com data ainda a ser definida.

O Fórum tem como propósito de debater os desafios, oportunidades, situação econômica e outras demandas do setor.

Concorrência desleal

O primeiro desafio do grupo foi anunciado: o combate à concorrência desleal das plataformas digitais. Representando o governador Jorginho Mello, o secretário  da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, avaliou que esse fórum vai ampliar o debate para minimizar os impactos das plataformas digitais. “ Traz prejuízos incalculáveis para o Brasil “. Ele aproveitou para citar os programas de fomento ao setor produtivo do Governo do Estado, como o Prodec e o Pro-Emprego.“O Executivo deverá lançar em breve o Pronampe catarinense”.

O Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina é composto também pelos deputados Altair Silva (PP), Jessé Lopes (PL), Marcius Machado (PL), Mário Motta (PSD), Edilson Massocco (PL), Maurício Eskudlark (PL), Maurício Peixer (PL) e Oscar Gutz (PL).

 

 

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar