Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2022 - 15h15min

Paratleta campeã mundial na França recebe moção de aplauso

Imprimir Enviar
Caroline Gomes de Castro com as medalhas conquistadas no mundial escolar de atletismo, realizado em maio na França
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A paratleta Caroline Gomes de Castro, 17, da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) e da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (Afadefi), campeã mundial escolar de atletismo nas modalidades dos 100 e 400 metros em sua classe funcional na França, foi homenageada na tarde desta quarta-feira (13) com uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa.

O proponente da homenagem foi o deputado Sergio Motta (Republicanos). Caroline foi convocada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para participar da competição, disputada por atletas entre 16 e 18 anos. Ela é da classe TF 37, que são paratletas com hemiparesia (paralisia parcial de um lado do corpo). Caroline conquistou medalha de ouro no conjunto de prova dos 100m e 400m em sua classe funcional. Nos 100m, seu tempo foi de 15s18; e nos 400m, de 1m20s. O salto em distância que lhe rendeu a medalha de prata alcançou 3,47 metros.

O Mundial Escolar Gymnasiade, disputado na França, foi disputado no mês de maio. “Foi a minha primeira competição internacional e uma emoção muito grande por estar lá. Nem imaginei que poderia ser campeã e vice-campeã mundial. A gente treina para isso, quer muito isso, mas fui para melhorar o meu tempo. Agora, levar a bandeira do nosso Brasil no pódio não tem emoção que explique. Só tenho que agradecer quem nos apoia.” A paratleta recentemente estabeleceu o novo recorde nacional da prova de salto em distância no Campeonato Brasileiro de Atletismo.

Sobre a homenagem do Parlamento catarinense, Caroline destacou que é muito importante para os atletas o reconhecimento e o apoio. “O esporte muda vidas, só que nem todo mundo apoia e por isso é muito importante ter pessoas que deem esse suporte, não só para mim, mas para todos os atletas. Não é fácil ser atleta, nós mostramos as medalhas, mas a gente sua, nos dedicamos e dói nos treinos, necessitamos deste reconhecimento.”

Voltar