Obra lançada na Assembleia apresenta as vivências de Jorge Lacerda
As contribuições atribuídas ao ex-governador Jorge Lacerda na educação e na política catarinense estão relatadas no livro "Jorge Lacerda: Uma Luminosa Mensagem de Cultura". De autoria do professor e doutor em educação Paulo Sertek, a obra, lançada na noite desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, apresenta uma narrativa com depoimentos, entrevistas e registros históricos da trajetória de uma das maiores personalidades políticas catarinense.
Com uma linguagem acessível, sem perder a profundidade e detalhes dos discursos e narrativas da atuação de Lacerda, em especial no legado deixado para educação, o autor revela em mais de 400 paginas que, apesar de uma morte precoce, em 1958, aos 44 anos, Jorge Lacerda teve uma carreira pujante, que chamou a atenção por realizar tanto em tão pouco tempo.
Autor e sobrinho de Jorge Lacerda, Sertek revela que a pesquisa, baseada inicialmente a partir de todos os discursos como deputado e governador, ganhou uma ampla proporção ao longo dos oito anos de pesquisa, que resultaram no livro. De caráter histórico, o autor explica que a obra possui oito temas em destaque apresentando ao leitor uma seleção de discursos que abrange assuntos literários, históricos; arte e cultura; meios de comunicação; educação; virtudes e interculturalidade; universidade; visão de governo; nacionalidade; pátria e unidade econômico-sentimental.
Segundo o educador, o resultado da obra revela as principais motivações e critérios de atuação subjacentes às vivências e às falas de Jorge Lacerda, que assumiu duas legislaturas como deputado federal e o governo de Santa Catarina, aos 42 anos.
O livro está disponível para compra no site www.cultordelivros.com.br.
Sala de Imprensa