Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2023 - 13h07min

Nova frente parlamentar vai defender ações focadas na saúde do trabalhador

Imprimir Enviar
Trabalhadores e lideranças sindicais prestigiaram a iniciativa
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Foi lançada nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador. O grupo é formado por seis deputados e terá Neodi Saretta (PT) como coordenador. A frente se propõe a promover estudos e ações em torno dos fatores que afetam negativamente a saúde dos trabalhadores e, com isso, propor soluções para garantir a qualidade de vida desses.

“Santa Catarina é o quinto estado com o maior número de acidentes de trabalho do país, segundo o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho. Somente em 2021, foram 38,6 mil registros com 166 óbitos. As doenças mais comuns são a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort)”, alertou Saretta.

De acordo com o parlamentar, esses números evidenciam a necessidade das ações voltadas para a saúde ocupacional. “Esse é um assunto de extrema importância, uma vez que é diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas. Infelizmente, muitas vezes, as condições de trabalho oferecidas não são adequadas, o que pode levar a acidentes e doenças.”

A cerimônia de lançamento da frente foi acompanhada por representantes de órgãos públicos e de sindicatos trabalhistas. Falando em nome da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado, Regina Dal Castel Pinheiro, gerente de Saúde do Trabalhador, adiantou que será divulgada no mês de abril a análise da situação da saúde ocupacional de todos os municípios de Santa Catarina.

“Vamos ter dados dos municípios e das regiões, tanto com relação às doenças quanto aos acidentes de trabalho, quais os principais fatores que causam esses acidentes, e os setores com maior incidência. Que a partir desse lançamento, os gestores municipais possam planejar bem as suas políticas relacionadas à saúde do trabalhador”, revelou a gerente.

Além de Neodi Saretta, fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador os deputados Luciane Carminatti (PT), Fabiano da Luz (PT), Padre Pedro Baldissera (PT), Marquito (Psol) e Rodrigo Minotto (PDT).

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar