Nota de falecimento - Morre o ex-deputado Celso Ramos Filho
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina informa o falecimento do ex-deputado estadual Celso Ramos Filho, ocorrido às 5h30 nesta quarta-feira (5), no hospital SOS Cárdio, em Florianópolis. Celso Ramos Filho, que tinha 91 anos, foi deputado estadual em dois mandatos, fundador e ex-presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), tendo atuado ainda como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O corpo será velado no Necrotério São Francisco de Assis, no bairro Itacorubi, a partir das 14h. O sepultamento está previsto para o final da manhã de quinta, por volta das 11h.
Biografia
Nascido no município de Lages, em 16 de dezembro de 1924, Celso Ramos Filho provém de uma família de destacada participação na política catarinense, tendo o pai (Celso Ramos) e o avô (Vidal Ramos), exercido o governo estadual. O ingresso na vida pública aconteceu como secretário de Viação e Obras Públicas, ainda durante a gestão de seu pai (1961- 1965).
Engenheiro civil de formação, Celso Ramos Filho, elegeu-se deputado estadual para os períodos de 1967 a 1971 e 1971 a 1975. Neste último, como o segundo candidato mais votado. Á época, destacou-se por ser autor de um regimento interno padrão para as assembleias legislativas do país, iniciativa aprovada pelos participantes do congresso da União Parlamentar Interestadual, realizada em Petrópolis (RJ). Posteriormente, atuou como conselheiro do TCE entre 1973 e 1979.
No campo profissional, foi presidente da ACE e criador, em 1958, do CREA, entidade que comandou por 17 anos seguidos. Em âmbito nacional, foi eleito, por dez anos seguidos secretário do Congresso Brasileiro de Presidentes de Creas.
Também presidiu o Avaí Futebol Clube e o Clube Náutico Riachuelo. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e cidadão honorário de Florianópolis.
Agência AL