Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2023 - 18h33min

Missão na Itália: Deputados buscam ampliação da representação consular em SC e acordo com a Calábria

Imprimir Enviar

Deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália embarcam para a Europa nesta quarta-feira (6) para um roteiro de atividades que tem como foco principal buscar a ampliação dos serviços consulares em Santa Catarina pelo governo italiano. Eles também celebrarão um acordo de cooperação entre poderes legislativos.

Integram a comitiva os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Frente Parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), e os deputados Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT). O presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina - Itália, Tullo Cavallazzi, também integrará a missão que inicia no dia 7, em Roma, e segue até o dia 13.

Estão confirmadas agendas no Parlamento Italiano, na Embaixada do Brasil, no Ministério das Relações Exteriores da Itália, com a Associação das Câmaras Italianas de Comércio Exterior e em universidades. Os compromissos visam fomentar o intercâmbio comercial, cultural, educacional, diplomático e tecnológico entre a Itália e o estado de Santa Catarina.

O deputado Dr. Vicente explica que entre os principais objetivos da viagem está a ampliação do serviço consular italiano em Santa Catarina, com a abertura de uma agência consular de carreira na capital.

“Somos o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos. 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana. É justo e necessário que tenhamos esse instrumento para melhorar o atendimento aos ítalo-catarinenses e, principalmente, para dinamizar as relações comerciais e culturais.”

Acordo com a Calábria
A comitiva também cumprirá agenda na região da Calábria, no extremo Sul da Itália, onde será celebrada a construção de um “gemellagio”, um acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Consiglio Regionale della Calabria (equivalente a uma assembleia legislativa no Brasil).

Como explica o presidente do Legislativo Catarinense, deputado Mauro De Nadal, o objetivo é fomentar a troca de informação entre os parlamentos para incentivar relações comerciais, culturais e sociais entre o estado catarinense e a região italiana. “Santa Catarina será coirmã da Calábria”, resume De Nadal.

Voltar