Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/05/2023 - 11h45min

6ª edição do Estágio-Visita encerra atividades com a apresentação de projeto de lei

Imprimir Enviar
Estudantes participaram de debate com os deputados estaduais.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Nesta quinta-feira, (18), estudantes universitários encerram o Estágio-Visita 2023. Esta é a 6ª edição do projeto que traz até o Parlamento Estadual, acadêmicos de diversas áreas. A iniciativa é realizada pela Escola do Legislativo. A última atividade desta edição foi uma mesa redonda com deputados estaduais. A ideia é fechar o cronograma com uma dinâmica de aproximação entre os deputados e os alunos.

Para o deputado Mario Motta (PSD), essa é a oportunidade para que os visitantes mudem a forma de ver o Poder Legislativo, por meio do trabalho dos 40 legisladores. “Eu entendo que nós devemos estimular cada vez mais o trabalho da Escola do Legislativo, ampliar cada vez mais vagas para projetos como esse e quem sabe durante o ano inteiro", destacou. Motta também reforçou que pelo fato de ser uma proposta educacional, não há dúvida de que o estágio possa estimular novas lideranças nas comunidades.

Já o deputado Antídio Lunelli (MDB) lembrou que, assim como ele, que veio do interior e teve a oportunidade de conhecer melhor o processo legislativo, os estudantes tem uma oportunidade de ver como é volumoso o fluxo de trabalho dentro da Assembleia Legislativa. “Quem está de fora não imagina a quantidade de trabalho que temos aqui e quando chegamos ao poder público também tínhamos um visão totalmente diferente e a ocasião poderá mudar essa visão", ressaltou.

O deputado Rodrigo Minotto (PDT) que já foi de movimentos estudantis acredita que o Estágio-Visita possibilita aos estudantes conhecer como é o exercício parlamentar o objetivo que se tem na Alesc para auxiliar o cidadão catarinense. “A visita desses estudantes que convidamos de diversas regiões de Santa Catarina permite que possamos mostrar a eles propostas apresentadas aqui e que já se tornaram lei no que diz respeito à educação." Minotto enfatizou o Programa UniEdu que já beneficiou com bolsas de estudo cerca de 130 mil estudantes.

Ao final do Estágio-Visita os estudantes podem apresentar uma proposta legislativa. Tayna da Silva Alexandrina que cursa direito na Unesc de Criciúma, já antecipou que irão apresentar um projeto de lei que trata de primeiros socorros. A ideia é tornar as informações sobre esse tema mais acessíveis. “Já planejamos um projeto e vamos deixar na Casa uma proposta que prevê orientações aos professores para que saibam como proceder em casos de emergência e que exijam os primeiros socorros”, explicou.

A jovem também enfatizou a importância do Estágio-Visita e ponderou que a proposta poderia receber até 80 estudantes e não 40, pela relevância da vivência no Legislativo estadual.

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar