Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/07/2024 - 15h49min

Mais entidades da região Sul ocupam a tribuna do Alesc Itinerante

Imprimir Enviar
Ao todo, 17 entidades, além da Câmara de Vereadores de Criciúma, manifestaram-se na sessão desta quarta (3)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Dezessete entidades da região Sul de Santa Catarina, além do Legislativo criciumense, ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (3), realizada em Criciúma por meio do Programa Alesc Itinerante. Elas apresentaram suas atividades e fizeram pedidos aos deputados. A ocupação da tribuna foi possível por meio da Bancada do Sul na Alesc.

Câmara Municipal de Criciúma
O presidente do Legislativo, vereador Jair Alexandre, pediu ao Parlamento apoio para a conclusão das obras do contorno viário de Criciúma, num trecho de 2,6 quilômetros. A obra, conforme o vereador, é importante para os municípios da região.

Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas)
Cristiane Nunes Bez Batti, presidente da entidade, e Ramon Cunha, intérprete, criticou edital da Secretaria de Estado da Educação (SED) que impossibilitou que surdos possam atuar como professores bilíngues. “Precisamos do apoio dos deputados na construção de uma sociedade mais justa e digna”, disse Cristiane.

Bombeiros Militares
O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel Henrique da Silveira, pediu apoio para a aquisição de mobiliário para a nova sede da corporação, construída em Criciúma. Ele também solicitou ajuda para melhorias em outras sedes do batalhão, além de viatura de autorresgate.

Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma
Maicon Canever expôs a importância do terceiro setor para a economia catarinense. Segundo ele, o impacto chega a 4,12% do PIB estadual e gera R$ 20 bilhões em receitas, além de empregar mais de 100 mil trabalhadores. Ele pediu a regulamentação de um fundo estadual derivado das emendas impositivas, previsto na Política Estadual do Terceiro Setor.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara
Andreia Pavei Soares apresentou o trabalho da entidade que atua há 25 anos e em 2023 realizou mais de 14 mil atendimentos.

Encantos do Sul
A região turística que compreende 30 municípios do Sul catarinense foi apresentada por Jefferson Beltrame Lemos. Ele apresentou vídeo com as principais atrações da região e pediu apoio dos deputados para o turismo.

Associação Beneficente Happy Face de Criciúma
Ana Lucia da Luz, presidente da associação, mostrou que a entidade criada em 2014 consiste em um hub de programas sociais com o objetivo de oferecer oportunidades a pessoas em vulnerabilidade. Entre as iniciativas, o acolhimento de imigrantes e refugiados e atendimento a pessoas com superdotação e altas habilidades.

Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma
Adriana Salvaro, presidente de honra, comentou sobre os 51 anos da entidades, que atende 6 mil crianças e 40 creches, além de cinco mil pessoas em grupos de mães e idosos. A associação conta com 1,5 mil colaboradores. A presidente agradeceu pelo apoio dos deputados.

Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc)
Carlos Antonio Ferreira, reitor da Satc, apresentou aos deputados a atuação da associação na área da educação, onde mantém um colégio com 2,3 mil alunos e um centro universitário com 1,5 mil estudantes, e dos negócios, com centro tecnológico, laboratório de prestação de serviços e escritório de projetos para a captação de recursos.

União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC)
Gentil Francisco, presidente, da entidade que reúne 118 bairros de Criciúma, entregou documento com várias reivindicações, entre eles a redução da burocracia para o parcelamento de lotes, redução na tarifa de esgoto, prorrogação do prazo de validade de certidões, entre outras.

Hospital São José de Criciúma
Irmã Isolene Lofi, diretora-geral do estabelecimento, pediu apoio dos deputados para reduzir o déficit com o SUS, que chega a R$ 50 milhões. O hospital fez, em 2023, 227 mil atendimentos, sendo 91 mil de urgência e emergência, 19 mil internações e 10 mil cirurgias. A unidade também conta com pesquisas em andamento. A diretora pediu maior aporte de recursos do Estado e dos municípios e a instalação de mais leitos de UTI.

Amici della Polenta de Urussanga
Névton Bortolotto solicitou aos parlamentares o reconhecimento do grupo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O tombo da polenta, promovido pela entidade em Urussanga, atrai turistas de todas as regiões, além de valorizar as tradições culinárias dos imigrantes italianos.

Associação dos Produtores de Sementes de Arroz de Santa Catarina, de Turvo
Rogério Dagostin comentou que a associação conta com 16 integrantes e fornece sementes para outros estados e para o Paraguai. Ele pediu apoio à pesquisa de novas sementes e defendeu investimentos na Epagri na realização dessas pesquisas.

Associação Forquilhense de Apoio aos Autistas (AFAA)
Doris Felisberto expôs o trabalho da entidade que atende 39 pessoas, além de oferecer uma rede de apoio às famílias das pessoas com autismo, de forma gratuita. Segundo ela, a AFAA sonha com uma sede ampla e precisa de profissionais, como psicólogo exclusivo para atendimento dos pais de pessoas com TEA.

Associação de Meliponicultores da Encosta de Serra Geral
Henrique Bonetti destacou a importância da criação de abelhas sem ferrão para o estado. Além de ser uma oportunidade de renda para 6 mil famílias, a meliponicultura tem papel fundamental na produção de maçã, café e algodão, já que as abelhas garantem a polinização das flores. Só na maçã, 90% da produção depende da polinização.

Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) de Orleans
O reitor Guilherme Valente de Souza comentou que a instituição de ensino superior comunitária e filantrópica completa 50 anos em 2024. Além do ensino, atua na pesquisa, extensão e inovação. Atualmente, são 2 mil estudantes, do berçário à pós-graduação. Pela instituição, passaram mais de 5 mil egressos.

Associação Empresarial de Tubarão (Acit)
O presidente Alexsandro Barbosa pediu à Assembleia apoio a três ações: redragagem do Rio Tubarão, privatização do aeroporto regional em Jaguaruna e pavimentação de rodovias paralelas à BR-101 e que sirvam de alternativa para a ligação com a Capital e o Norte do estado.

Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva)
Édio Kunhasky Junior, presidente da entidade, pediu que os deputados ajudem na mobilização contra o fechamento da agência da Receita Federal em Araranguá. Conforme o dirigente, a unidade é responsável pelo atendimento de todos os municípios do Extremo Sul e seu encerramento compromete o desenvolvimento da região.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar