Livro retrata fatos marcantes da colonização fascista do Japão na Coreia
Com o objetivo de contribuir com a história e as ciências sociais, o Instituto da Amizade Brasil-Coreia e a Editora Alfa lançam a edição em português do livro “Memórias – No Transcurso do Século”, escrito por Kim Il Sung. O líder coreano esteve à frente da luta pela independência nacional de seu país em sua fase mais aguda contra a ocupação japonesa que transformou a Coreia em uma devastada colônia de exploração.
O livro tem lançamento agendado para as 19 horas desta quarta-feira (9) no Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa. O secretário da Embaixada da República Democrática Popular da Coreia no Brasil, Kim Hyong Ju, confirmou presença no evento, ao lado da historiadora e estudiosa das questões coreanas, Rosanita Campos, tradutora da obra.
Rosanita afirma que é preciso conhecer o que foi a desumana colonização japonesa na Coreia e a luta do povo coreano para derrotar o fascismo japonês. “Assim é possível conhecer os motivos que levaram a Coreia a se tornar um país socialista tão odiado e atacado pelos EUA e seus aliados no mundo atual”, explica.
Para o trabalho de tradução ela contou com o apoio direto da Associação dos Cientistas Sociais da Coreia, da Embaixada da Coreia no Brasil e do Instituto da Amizade Brasil-Coreia, da qual é fundadora e conselheira.
Rosanita Campos é vice-presidente do Partido Pátria Livre, diretora da Fundação Claudio Campos e é ativista do movimento de mulheres no Brasil e no mundo, foi fundadora e primeira presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, da qual é conselheira até hoje. (Rony Ramos)