Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/04/2013 - 16h00min

Lideranças entregam pauta de reivindicação do setor do carvão

Imprimir Enviar

Em visita ao Sul do estado nesta sexta-feira (19), o governador Raimundo Colombo (PSD) confirmou o apoio ao crescimento da exploração do carvão mineral na bacia catarinense. Reunido com empresários, deputados estaduais e prefeitos da região, Colombo recebeu um documento com a pauta de reivindicação do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc).

O documento confirma a necessidade de um novo arranjo tributário e fiscal para o setor, a tempo de conferir a competitividade necessária para a participação e conquistas de cotas de produção de energia termelétrica no próximo leilão do governo federal, agendado para setembro.

O deputado Valmir Comim (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral de Santa Catarina, alertou para os custos atuais de produção do minério, maiores do que o do Rio Grande do Sul. “Corremos o risco de perder oportunidades por conta da falta de uma política de benefícios para o setor”, frisou o deputado.

Apoio técnico garantido
Colombo afirmou que o novo ciclo de desenvolvimento do Sul passa pela produção do carvão mineral. “Vamos ajudar e dar todo apoio técnico necessário”, garantiu o governador à plateia, que contava com a presença de todos os deputados estaduais com base eleitoral no Sul do estado, apoiadores da causa.

O presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), voltou a afirmar o potencial econômico do carvão para toda a região e se disse confiante no apoio do Executivo. “Estamos com união de forças em favor do desenvolvimento de nossa região por meio do carvão mineral”, ressaltou.

Investimentos para produção em 2018
Comin disse que o carvão foi a “tábua de salvação” em vários momentos de crise do país. “Mas ficou esquecido nos últimos anos”. O deputado destacou a instalação de um centro de tecnologia do carvão em Criciúma e os novos estudos a serem realizados para a utilização de sub-produtos do mineral. “O carvão é um assunto polêmico pela falta de informação”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral e diretor da Satc (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), Fernando Zancan, disse ser urgente a definição de uma política de incentivos ao setor, a tempo da participação das indústrias no leilão de energia do governo federal em setembro.

“Precisamos ter isonomia para concorrer com igualdade com as indústrias de gás e biomassa. Temos previstos investimentos de R$ 2 bilhões em uma nova usina termelétrica a carvão em Treviso. Mas para isso, precisamos vencer lotes do leilão e ter a segurança para os investimentos e garantirmos a geração termelétrica a partir de 2018”, cobrou Zancan.

Voltar