Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/02/2015 - 13h25min

Líder do PMDB, Aguiar destaca o bom momento vivido pela sigla

Imprimir Enviar
Antonio Aguiar participa do "Fala Deputado". FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Maior partido com representação na Assembleia Legislativa desde 2003, o PMDB alcança na atual legislatura uma situação excepcional, com 11 deputados e o comando de cargos importantes na Casa, como a vice-presidência da Mesa e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e Escola do Legislativo. A afirmação é do líder da agremiação, deputado Antonio Aguiar, em entrevista ao programa “Fala Deputado”, da TVAL, que vai ao ar no dia 20, às 12h30.

Aguiar, que já exerceu a liderança da bancada em 2009 e 2010, também ressalta que outros três deputados peemedebistas se licenciaram e hoje fazem parte do secretariado do governador Raimundo Colombo: Moacir Sopelsa, na Agricultura, Carlos Chiodini, no Desenvolvimento Sustentável e Ada De Luca, na Justiça e Cidadania. Para o parlamentar, que iniciou sua vida pública no município de Canoinhas, a dimensão do partido na Assembleia e no Executivo é um reflexo do apoio prestado pelas bases. ”Devemos isso a nossa estrutura e militância que são muito fortes, pelas quais procuramos exercer a cidadania em todos os municípios.”

Como líder do PMDB, além de orientar a atuação dos correligionários, ele pretende trazer para o Legislativo estadual temas atualmente em debate no plano nacional. Entre eles, a reforma política, para a qual defende a adoção do financiamento público de campanha e a adoção de campanhas gerais a cada cinco anos para todos os cargos públicos. Ele defende, entretanto, que a escolha sobre as melhores alternativas para a reforma deva ser tomada pelo Parlamento e não por meio de plebiscitos ou referendos. “Essas tentativas de consultas populares só desqualificam o Congresso Nacional. Foi aos parlamentares que a população confiou seu poder de decisão e são eles que devem decidir.”

A bancada, disse, também deve se posicionar a respeito da adoção do orçamento impositivo no estado. A iniciativa, em análise na Casa desde 2007, teve a admissibilidade aprovada em Plenário ainda em 2014 e voltará a tramitar neste ano. “Esta é uma ideia que estamos desenvolvendo e no momento oportuno também devemos implantar, pois torna o Parlamento mais independente do Executivo.”

Cirurgias eletivas
Paralelamente ao trabalho de coordenação, o parlamentar, que é médico de formação, seguirá orientando seu mandato em prol de melhorias nos serviços de saúde pública. Ele defende que o Estado invista mais recursos no desenvolvimento das especialidades médicas e na realização das cirurgias eletivas. "Precisamos, pelo menos, dobrar o número de especialistas formados todos os anos no estado, cerca de 1,1 mil, e acabar com a longa fila de cirurgias represadas, que já chegam a 13 mil.”

O programa "Fala Deputado" é exibido pela TVAL no canal 16 da NET. Os telespectadores da Grande Florianópolis podem sintonizar a emissora legislativa em sinal aberto no canal 61.3. O conteúdo também será disponibilizado em breve no site da Rádio AL e no canal de vídeos da Assembleia Legislativa.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar