Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/10/2019 - 18h50min

Lançado livro infantil sobre a história de Antonieta de Barros

Imprimir Enviar
Eliane Debus autografa o livro "Antonieta"
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O livro Antonieta, de Eliane Debus, com ilustrações de Annie Ganzala, foi lançado nesta quarta-feira (2), no hall da Assembleia Legislativa, com objetivo de apresentar às crianças as façanhas de Antonieta de Barros, a primeira deputada estadual negra do Brasil e a primeira deputada mulher no Parlamento catarinense. A obra, segundo a autora, é uma narrativa em prosa poética, que em um jogo de palavras apresenta a história resumida deste ícone catarinense e tem como objetivo ajudar a quebrar o silêncio das narrativas sobre homens negros e mulheres negras e fazer “muito som e reverberar as histórias do protagonismo negro no estado”.

Totalmente ilustrada pela grafiteira Annie Ganzala, que reside em Salvador (BA), a obra começou a ser idealizada há três anos, quando a autora, que é professora e escritora de outros livros infantis, era questionada sobre seus planos futuros e citava o interesse em escrever sobre Antonieta. “Algumas crianças de Florianópolis não sabiam quem ela era, pensavam que era sobre o túnel Antonieta de Barros”, relembra. Com 36 páginas, a obra foi publicada pela Editora Copiart, de Tubarão, e pode ser adquirida diretamente com a autora pelo preço sugerido de R$ 20.

Eliane explica que no texto relata um pouco da vida de Antonieta, em momentos que vão da infância a vida como professora normalista, escritora e por final política. Antes do lançamento oficial, a autora diz que chegou a apresentar trechos da obra em espaços públicos para analisar a reação dos leitores e que pretende promover lançamentos da obra em locais de atuação de Antonieta em Florianópolis.

A professora e escritora Eliane Santana Dias Debus nasceu em 1966, em Sombrio, e reside há 20 anos em Florianópolis. Mestre em literatura brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a dissertação “Entre vozes e leituras a recepção da literatura infantil e juvenil”. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com a tese “Monteiro Lobato e a formação de leitores”, Eliane é professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação, da UFSC, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação e membro do grupo de estudos de Literatura Infantil e Educação para a Literacia (Libec), da Universidade do Minho, em Braga (Portugal).

Voltar