Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2022 - 12h35min

Julho Verde chama atenção para os casos de câncer de cabeça e pescoço

Imprimir Enviar
A campanha Julho Verde trata do câncer de cabeça e pescoço, com ênfase na prevenção.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Em julho, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce, a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ABCG) criou a campanha “Julho Verde”. O assunto foi tema de debate na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (06).

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. Mexem, portanto, com a estética facial, a deglutição, a alimentação e a voz do paciente.

O cirurgião de cabeça e pescoço, Aloysio Enck, destacou que esse tipo de tumor é o nono mais comum no mundo. Segundo explicou, cerca de 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas no paciente e diminuindo as chances de cura. “Precisamos melhorar a conscientização da população e educar mais os profissionais da atenção básica para que o paciente possa ser encaminhado de maneira correta para a reabilitação”. O cirurgião também defendeu a implantação de um centro no estado que concentre em um único espaço os atendimentos dos profissionais responsáveis pelo tratamento.

A criação do centro especializado também foi defendida pela cirurgiã-dentista e especialista em prótese bucomaxilofacial, Cleumara Kosmann. Ela atua com pacientes que tiveram partes do rosto e das estruturas internas da boca removidas por conta da cirurgia de remoção de tumor, fornecendo próteses para substituir as partes retiradas. “Santa Catarina precisa ter um local que ofereça o tratamento multidisciplinar que é tão necessário nesses casos. Um centro onde tenha cirurgião de cabeça e pescoço, psicólogo, fonoaudiólogo, oncologista, cirurgião-dentista”, defendeu Cleumara.

Fundo de Combate ao Câncer
A assistente jurídica da ABCG, Ana Paula Guedes Werlang, chamou atenção para o projeto de lei complementar (PLC 11/2021), que cria o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa. “Precisamos de um olhar sensível dos deputados estaduais para o tema do câncer em Santa Catarina”, ressaltou Ana Paula.

O PLC foi proposto pelo deputado Neodi Saretta (PT). O objetivo, de acordo com o autor, é garantir recursos financeiros para programas e projetos de combate e prevenção ao câncer em Santa Catarina. A proposta atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça, sob relatoria do deputado Fabiano da Luz (PT).

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar