Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/02/2015 - 17h48min

Luiz Roberto Herbst assume Presidência do Tribunal de Contas do Estado

Imprimir Enviar
Entre Colombo (e) e Merisio, Herbst discursa logo após a posse no TCE. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O conselheiro Luiz Roberto Herbst, natural de Mafra, assumiu na tarde desta segunda-feira (2) o comando do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sucedendo o conselheiro Julio Garcia. É segunda vez que Herbst preside o TCE - a primeira foi em 2011.

O novo presidente foi vereador na sua cidade natal, elegeu-se deputado estadual duas vezes e entrou para o órgão em 2000. “Persiste a indignação dos cidadãos de bem”, registrou Herbst, atribuindo à “elevação dos malfeitos e do desperdício” do dinheiro público as causas desse descontentamento.

O novo presidente lembrou que o Tribunal de Contas é o “o olho do cidadão” e que este reclama “eficiência e melhor qualidade” dos servidos públicos. Herbst afirmou que vai valorizar as atividades de controle e acenou com readequação interna de pessoal e concurso público. Além disso, o novo presidente reconheceu a importância da tecnologia, a cooperação com os órgãos públicos e a conectividade com a imprensa.

O conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior assumiu a vice-presidência do Tribunal e o conselheiro César Filomeno Fontes continuará à frente da Corregedoria-Geral no biênio 2015/2016.

O deputado Antonio Aguiar (PMDB) prestigiou a posse. “Herbst é do Planalto Norte, foi vereador em Mafra, deputado estadual, merece todo nosso respeito”, afirmou o representante de Canoinhas. Neodi Saretta (PT) observou que o TCE fiscaliza a execução orçamentária e atua em parceria com o Legislativo. “Viemos prestigiar”, declarou Saretta.

O governador Raimundo Colombo acentuou a colaboração entre o tribunal e o Executivo. “O TCE orienta para a administração evoluir”, afirmou Colombo. Já o ex-presidente Julio Garcia elogiou o antecessor, Salomão Ribas Junior, afirmando que apenas deu “continuidade ao projeto de Salomão”.

Prestigiaram a posse o presidente da Assembleia, Gelson Merisio (PSD), os deputados Gean Loureiro (PMDB) e Ada de Luca (PMDB), além de prefeitos e representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar