Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2025 - 19h04min

Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura é relançada na Alesc

Imprimir Enviar
Frente foi relançada na tarde desta terça-feira (25)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A apicultura e a meliponicultura de Santa Catarina seguem com um espaço próprio na Assembleia Legislativa. Foi relançada na tarde desta terça-feira (25), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, que será coordenada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) e tem como integrantes os deputados Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Neodi Saretta (PT) e Tiago Zilli (MDB).

O ato contou com a presença de deputados, representantes da UFSC, Epagri e Cidasc, entidades do setor, apicultores e meliponicultores de todo o estado. Esta é a terceira vez consecutiva que a Alesc constitui uma frente parlamentar para o segmento, que reúne mais de 17 mil famílias produtoras espalhadas principalmente no Sul, Planalto Serrano e Planalto Norte.

"É uma atividade que envolve muita gente e por isso criamos essa frente, que será uma ferramenta para organizar e articular esse trabalho desenvolvido pelo setor, nessa cadeia produtiva importante para Santa Catarina", afirmou Padre Pedro. "Teremos seminários que serão realizados durante o ano. Já temos várias atividades previstas, mas vamos organizar um calendário para que a frente possa debater e discutir o que envolve o setor", completou.

Os deputados Marquito (Psol) e Tiago Zilli participaram da solenidade. Eles ressaltaram a importância do trabalho realizado pela frente e destacaram que, além das questões socioeconômicas, o setor também têm sua relevância para o meio ambiente.

Referência
O presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Agenor Castagna, lembrou que o estado é referência nacional na apicultura. Apesar disso, o setor tem enfrentado dificuldades nos últimos anos.

"Nos últimos três anos, temos sofrido uma quebra muito grande na produção, em função do clima. Neste último ano mesmo, foi terrível, quase uma quebra de 100% [na produção]", comentou.

Para Castagna, a frente parlamentar da Alesc poderá ajudar os produtores a enfrentarem esses problemas. "Os deputados sempre nos apoiaram através de projetos, de emendas. A Assembleia sempre foi um grande parceiro do setor."

Rodrigo Durieux da Cunha, coordenador estadual de Apicultura da Epagri, afirmou que a produção catarinense se destaca pela qualidade do mel, premiado internacionalmente, e pela quantidade, sendo o sétimo maior estado produtor no Brasil e o terceiro nas exportações.

"Isso é muito importante não só economicamente, mas temos uma questão social, já que a apicultura é uma excelente atividade para manter o jovem no campo, e uma atividade também com muita representatividade ambiental, promovendo a polinização de cultivos agrícolas e de matas nativas", comentou.

Apicultores e meliponicultores que participaram do lançamento da frente se manifestaram durante o evento e apresentaram demandas do setor, entre eles a mortandade de abelhas sem ferrão em função das pulverizações de veneno contra o mosquito da dengue (fumacê) e os custos para as análises da produção.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar