Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/09/2023 - 12h24min

Frente apresenta relatório de atividades realizadas em missão à Itália

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os deputados que integram a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália realizaram na manhã desta quarta-feira (27) uma reunião para apresentar as atividades realizadas em recente missão ao país europeu.  A visita técnica aconteceu entre os dias 7 e 13 de setembro e teve o objetivo de firmar acordos econômicos, diplomáticos, culturais e acadêmicos com o governo italiano.

Conforme o coordenador da Frente, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), um dos maiores objetivos foi buscar a ampliação da representação consular italiana no estado, que deve acontecer já no ano que vem; além da formalização de acordos de cooperação entre poderes legislativos.

Para tanto, um dos primeiros passos do roteiro incluiu a ida ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, em Roma, onde os parlamentares participaram de encontro com o vice-ministro Giorgio Silli.

A agenda incluiu também encontros no Parlamento Italiano, na Embaixada do Brasil, na Associação das Câmaras Italianas de Comércio Exterior e em universidades.

Por fim, a comitiva seguiu para a região da Calábria, no extremo sul da Itália, onde foi celebrada a construção de um "gemellagio", um acordo de cooperação entre a Alesc e o Conselho Regional da Calábria.

“Foi uma missão realmente importante, histórica. Por isso quisemos apresentar para a Assembleia Legislativa e para a população catarinense tudo o que aconteceu e falar do que isto representa para o futuro do estado”, disse Caropreso.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), que também integrou a comitiva, destacou a importância da missão para o estreitamento das relações entre a população catarinense com a Itália. 

Conforme o parlamentar, Santa Catarina possui o segundo maior contingente de descendentes de italianos entre os estados brasileiros, cerca de 3 milhões, e também conta com 114 mil pessoas com dupla nacionalidade, brasileira e italiana.

“Foi um momento ímpar, nós abrimos algumas portas na Itália para Santa Catarina, tanto na relação cultural quanto econômica e, acima de tudo, de aproximação dos povos. Essas pautas, eu tenho certeza, trarão benefícios significativos para Santa Catarina, tanto nas relações comerciais como no aprimoramento da cultura, da história e da língua através dos termos de cooperação que firmamos entre as universidades italianas e as de Santa Catarina.”

Também integraram a delegação catarinense à Itália os deputados Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT); além do presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina-Itália, Tullo Cavallazzi.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar