Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/08/2023 - 18h58min

Frente de apoio aos objetivos do desenvolvimento sustentável é reinstalada

Imprimir Enviar
Grupo vai tratar da aplicação em Santa Catarina dos 17 objetivos propostos pela ONU
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina reinstalou na tarde desta quarta-feira (23) a Frente Parlamentar em Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grupo é coordenado pelo deputado Fabiano da Luz (PT), que também é o autor do requerimento para a reinstalação da frente, assinado por outros 12 parlamentares.

Os ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assinados por 193 países, entre eles o Brasil, com o propósito de, com base em 17 objetivos, melhorar a qualidade de vida no planeta, com a erradicação da pobreza, o combate ao aquecimento global, a proteção do meio ambiente, a promoção da igualdade de gênero, a redução das desigualdades, entre outras. Esses objetivos devem ser alcançados até o ano de 2030.

“Para alcançarmos, precisamos nos organizar para promover junto ao governo estadual e aos municípios a elaboração das políticas públicas necessárias”, afirmou Fabiano.

O parlamentar ressaltou que Santa Catarina tem bons índices em alguns dos objetivos, como igualdade de gênero, crescimento econômico e redução da desigualdade, mas precisa avançar bastante em outros, como água e saneamento, infraestrutura e combate às mudanças climáticas.

“Isso nos preocupa, porque temos que aumentar os índices de todos os 17 objetivos. E a frente parlamentar vem justamente para fazer a pressão necessária para a adoção das medidas necessárias para essa melhoria”, completou.

A solenidade de reinstalação da frente contou com a participação do coordenador-geral do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, que expôs como é a atuação do movimento que visa mobilizar as pessoas e as organizações para a realização das práticas alinhadas com os ODS.

“Podemos criar oportunidades e condições para que os poderes públicos incorporem a política dos ODS no dia a dia de suas atividades e atinjam o cidadão catarinense”, comentou o coordenador. “Temos conversado com cidades para participarem das nossas capacitações. Mas precisamos de políticas públicas para isso, do contrário não vamos avançar.”

O deputado Marquito (Psol) participou da reinstalação da frente. Para ele, a iniciativa resulta em um espaço importante para reforçar a busca pelos ODS, além de avaliar o desempenho do governo estadual e dos municípios nessa busca. “Vivemos um momento global que nos exige o fortalecimento dessa agenda”, acrescentou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar